Cadê o calor da primavera? Temperaturas seguem mais baixas em parte do Centro-Sul

Meteorologista explica por que o calor não se mantém por muitos dias e aponta períodos curtos de aquecimento, intercalados com o retorno das instabilidades no início de novembro
Publicado em 30/10/2026 12:00

Logotipo Notícias Agrícolas

A primavera já começou, mas o calor ainda não se mantém por muitos dias em parte do Centro-Sul do país. A sequência de chuva e céu encoberto tem mantido as temperaturas mais amenas, especialmente no Sudeste. Nos próximos dias, os termômetros devem subir, mas o aquecimento será passageiro, com novas instabilidades previstas para o início de novembro. 

Segundo o meteorologista Vitor Castilho, da Tempo OK, a chuva e a nebulosidade dificultam uma elevação mais consistente das temperaturas. No Sudeste, a permanência das nuvens e das instabilidades ajuda a manter o tempo mais ameno, enquanto a previsão não indica, neste momento, uma onda de calor prolongada para os próximos dias.

A tendência é de que as temperaturas comecem a subir no Centro-Sul a partir de domingo (1º), principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. No entanto, esse aquecimento não deve durar muito. Castilho explica que os períodos mais quentes podem se estender por dois ou três dias, antes que a chuva e a nebulosidade voltem a ganhar espaço.

Calor deve aparecer entre períodos de chuva

A previsão indica um padrão de alternância entre dias mais quentes e períodos de instabilidade. Ou seja, a elevação das temperaturas no início de novembro não significa necessariamente a chegada de uma sequência prolongada de calor.

No Sul, por exemplo, a expectativa é de melhora no tempo durante o feriado de Finados, mas a chuva deve retornar entre terça (3) e quarta-feira (4). Na sequência, as instabilidades tendem a avançar novamente para outras áreas do país.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário