‘Destruição total, prejuízo incalculável’, diz prefeito de Chapecó após tornado
![]()
“Destruição total, prejuízo incalculável”. A declaração é do prefeito de Chapecó (SC), Valmor Scolari (PSD), ao avaliar os estragos provocados pelo tornado que atingiu o município na manhã desta quarta-feira (4), no Oeste catarinense. Em vídeo publicado nas redes sociais, durante uma visita ao aeroporto da cidade, o prefeito destacou a dimensão dos danos causados pelo fenômeno e afirmou que a administração municipal avalia decretar situação de emergência.
O aeroporto de Chapecó foi um dos locais mais atingidos. Parte da estrutura foi danificada, com coberturas e outros componentes arrancados pela força dos ventos. As operações foram afetadas e os voos acabaram suspensos. Imagens aéreas divulgadas pela prefeitura mostram a dimensão dos estragos em diferentes áreas do município.
Durante coletiva de imprensa ao lado do diretor de Proteção e Defesa Civil de Chapecó, Walter Parizotto, Scolari voltou a falar sobre a gravidade da situação e a possibilidade de reconhecimento de emergência para agilizar as medidas de assistência e recuperação.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado em Chapecó. Segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a estação meteorológica do município registrou rajadas de vento de 93 km/h. Já os instrumentos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontaram ventos de até 126 km/h.
Segundo tornado é confirmado em Santa Catarina
No fim da tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de um segundo tornado em Santa Catarina. Desta vez, o fenômeno foi registrado em Xanxerê, município localizado a aproximadamente 44 quilômetros de Chapecó.
A ocorrência dos dois tornados acontece em meio a um cenário de instabilidade atmosférica que atinge o estado, com previsão de chuva intensa, temporais e ventos fortes.
Diante das condições meteorológicas e dos riscos associados às tempestades, o governo de Santa Catarina também anunciou a suspensão das aulas na rede estadual de ensino.
0 comentário
‘Destruição total, prejuízo incalculável’, diz prefeito de Chapecó após tornado
Ciclone extratropical intensifica chuvas no Sul e Sudeste e mantém risco de temporais
Santa Catarina confirma dois tornados e contabiliza 86 municípios atingidos por temporais
Frente fria aumenta a chuva em São Paulo: Confira a previsão
Inmet: Temperaturas elevadas e irregularidade das chuvas mantêm a demanda hídrica elevada no Matopiba
Inmet: Temperatura tem elevação de 6,2 °C em apenas 2 horas na manhã dessa quarta (04) em Brasília