Embarques de trigo da Argentina para Ásia devem ter recorde em fevereiro e março

Publicado em 20/01/2020 11:00

LOGO REUTERS

Os embarques de trigo argentino para a Ásia devem subir para níveis recorde nos próximos dois meses, à medida que a seca impacta negativamente a produção da Austrália e os estoques no Mar Negro ficam mais apertados, disseram duas fontes comerciais.

Indonésia, a maior importadora da Ásia, Vietnã, Tailândia e Filipinas, devem receber cerca de 1,2 milhão de toneladas de trigo da Argentina, segundo os operadores, que têm acesso a dados de embarcações.

"Os volumes deste ano de trigo vindo para a Ásia a partir da Argentina estão substancialmente mais altos que em 2019, que foi um ano recorde para a oferta dos argentinos", disse um operador com base em Cingapura que compra trigo para fabricantes de farinha na região.

"A Argentina tem uma grande safra para vender neste ano."

A bolsa de Cereais de Buenos Aires elevou sua projeção para a colheita de trigo do país na temporada 2019/20 para 18,8 milhões de toneladas, ante 18,5 milhões de toneladas na previsão anterior.

Isso deixa o país com um superávit de cerca de 12 milhões de toneladas para exportação na safra 2019/20, segundo operadores do mercado.

"Mais da metade do 1,2 milhão de toneladas (para fevereiro e março) está indo só para a Indonésia", afirmou um dos operadores.

A Indonésia deve receber cerca de 700 mil toneladas, enquanto navios carregando cerca de 300 mil toneladas devem ir para portos no Vietnã. A Tailândia está para receber quase 150 mil toneladas de trigo argentino, enquanto as Filipinas devem obter cerca de 60 mil toneladas.

Em todo o ano de 2019, a Indonésia comprou 1,7 milhão de toneladas de trigo argentino, segundo dados do Refinitiv Eikon, enquanto o Vietnã importou 182 mil toneladas e a Tailândia 396 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário