Exportações de trigo da UE disparam; França deve atingir recorde

Publicado em 06/05/2020 15:45 71 exibições

LOGO REUTERS

Exportadores de trigo da União Europeia devem registrar a melhor temporada de embarques em anos, com a expectativa de que a França --maior exportadora do cereal no bloco-- atinja níveis recordes de vendas, disseram operadores nesta quarta-feira.

Para a atual temporada (de julho de 2019 a junho de 2020), a Comissão Europeia revisou nesta semana sua projeção de embarques de trigo soft da UE --incluindo Reino Unido-- para 31,8 milhões de toneladas, uma máxima de quatro anos.

A França se beneficiou da nova demanda proveniente da China, enquanto uma competição menos intensa com a Rússia ajudou operadores na movimentação da grande safra francesa de 2019.

A Alemanha registrou grandes vendas para o Irã e a África, enquanto embarques da Romênia, Bulgária, Polônia e dos países do Báltico também ganharam impulso.

"O debate sobre possíveis restrições às exportações na Rússia e em outros locais do Mar Negro pode fazer com que os exportadores fiquem mais cautelosos quanto a vender trigo desses países nas próximas semanas, antes do início da nova colheita no Mar Negro", disse um operador europeu.

"Mas as ofertas disponíveis para exportação na Alemanha e na região do Báltico aparentam estar bastante apertadas após as vendas recentes", acrescentou o trader.

As exportações da França avançaram para atender à demanda de consumidores-chave, como Argélia e Marrocos, e de novos clientes, como a China --os franceses já embarcaram 1,3 milhão de toneladas de trigo soft ao país asiático em 2019/20.

A China também adquiriu volumes sem precedentes dos países do Báltico, que exportaram cerca de 600 mil toneladas para a potência da Ásia.

Fonte:
Reuters

0 comentário