Alta de preços do trigo supera avanço dos custos e favorece plantio no PR e RS

Publicado em 06/05/2020 17:45

LOGO REUTERS

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - O avanço nos preços do trigo nos principais Estados produtores do país superou a elevação nos custos para a safra 2019/20 e deve favorecer o plantio do cereal neste ano, indicaram nesta quarta-feira representantes de órgãos do Paraná e Rio Grande do Sul.

No Paraná, maior produtor de trigo no Brasil, o custo de produção subiu cerca de 11% nesta temporada em relação à safra passada, mas o preço do cereal está 23% maior, disse à Reuters o coordenador da divisão de Estatística do Departamento de Economia Rural (Deral) do Estado, Carlos Hugo Godinho.

Ele calcula que a despesa média variável para esta safra, utilizada como base para análises do Deral, está estimada em torno de 2.190 reais por hectare e são necessárias 38 sacas por hectare para cobrir o custo.

A produtividade média do Paraná está estimada pelo Deral para esta safra em 54 sacas por hectare, o que indica a boa rentabilidade esperada. O plantio no Estado atingiu 17% da área projetada até o início da semana.

"Com os preços de hoje, está sendo bastante rentável plantar trigo... nossa estimativa de aumento de 5% em área está baseada nesta rentabilidade e na migração para o trigo de alguns produtores que não conseguiram fazer o milho safrinha", afirmou.

Godinho afirmou que o cereal está cotado em torno de 60 reais por saca na média das praças paranaenses, um patamar recorde, com o apoio do câmbio, uma vez que o Brasil é um importador líquido do cereal.

TRIGO GAÚCHO

No Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de trigo no Brasil, o volume de produção necessário para cobrir o custo será 14,4% menor em relação ao período anterior, informou a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS), em seu primeiro levantanto de despesas para o período.

De acordo com a análise, o desembolso do custo variável ficou em 2.408,64 reais, com projeção de 48,17 sacas para cobrir os custos.

"Isto significa um leve aumento no custo total do trigo de 4,19% e de 3,71% no desembolso variável, em relação ao último estudo da safra de 2019". Segundo a federação, o preço do cereal subiu cerca de 21,7% no Estado.

"Os dados mostram que claramente temos um momento propício e favorável para o plantio do trigo. Se pegarmos o histórico dos últimos 20 anos temos um dos melhores momentos para o plantio, baseado principalmente na alta do dólar, o que influenciou no preço e os insumos, mesmo com elevação, não subiram todos na mesma proporção", disse o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, em nota.

Ainda de acordo com o dirigente, o cenário remete a um aumento significativo na área de trigo, que pode chegar a mais de 20%.

"Teremos a possibilidade de uma rentabilidade, além do que o produtor tem consciência de que precisa de uma cultura de inverno para a proteção do solo e também ter uma possibilidade de renda já que não houve esta renda na soja", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário