HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Trigo supera efeitos climáticos e há previsão de grande safra em SC

Publicado em 13/09/2021 15:40 e atualizado em 13/09/2021 17:13

Após atravessar o período das geadas sem prejuízos, os produtores de trigo no estado esperam colher uma boa safra neste ano. Os preços atrativos pagos pelo produto e os incentivos do governo estadual ao cultivo do cereal, como fornecimento de sementes de qualidade, foram fatores determinantes para o incremento de área, que chegou a 52,8% de aumento em relação à área semeada em 2020. A estimativa atual é de 93,4 mil hectares plantados, o maior crescimento percentual da região Sul.

Os dados estão no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (9). No estado, há uma produtividade esperada superior a 13,7% - em comparação à obtida em 2020 -, favorecida por um clima menos chuvoso, mas suficiente para atender a demanda da cultura.

Com esses fatores favoráveis, a previsão é de um aumento da produção da ordem de 73,7%, levando-se em consideração ser uma cultura de alto risco, sobretudo pela incidência de chuvas mais intensas a partir deste mês. É esperada uma produção de 315,7 mil toneladas no estado.

Outra cultura com destaque é o arroz, cuja colheita foi finalizada com um resultado superior ao da safra passada. A produtividade média surpreendeu positivamente e foi a maior dos últimos anos. O clima favorável também contribuiu para o potencial produtivo dos pacotes tecnológicos adotados. Em média, produziu-se 8.445 quilos por hectare, totalizando uma produção de 1.254,9 mil toneladas no estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário