HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Trigo já tem 3% da área cultivada colhida no Rio Grande do Sul

Publicado em 07/10/2021 17:58

O período se caracterizou pela manutenção da instabilidade do tempo, com chuvas em pelo menos dois dias (28/09 e 03/10) na maior parte das regiões do Estado. Em determinadas localidades, houve ventos e queda de granizo, causando danos pontuais nas lavouras de trigo. A umidade impediu a colheita nas áreas já maduras. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado e publicado nesta quinta-feira (07/10) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), 3% da área total cultivada com o grão já está colhida, 23% está em fase de maturação, 45% em enchimento de grãos, 27% em floração e apenas 2% recém estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, 53% dos cultivos de canola encontram-se em maturação. Produtores dessecaram a cultura a fim de garantir uniformidade na colheita. Nas áreas colhidas, a produtividade foi de 1.312 quilos por hectare. Em Dia de Campo, foram apresentados novos produtos fitossanitários para a cultura e também selante para as síliquas, a fim de impedir a deiscência. Em áreas de canola com variedades tardias, observam-se plantas com renovação da florada para completar o ciclo de desenvolvimento. As síliquas formadas sob tal condição não serão mais viáveis em função da dessecação. Alguns produtores acionaram o seguro agrícola Proagro.

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim, Frederico Westphalen e Soledade, os cultivos de cevada apresentam estande adequado, bom desenvolvimento e não há registro de pragas e de doenças. Produtores monitoram e controlam eventuais problemas com tratamentos fúngicos preventivos/curativos. Na de Ijuí, a cultura está em fase de enchimento de grãos e maturação, com bom potencial produtivo. As fortes chuvas acompanhadas de ventos provocaram acamamento de plantas em pontos isolados, sem comprometer a produtividade final. A baixa incidência de doenças nas espigas contribui para a boa qualidade de grãos.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, os cultivos da aveia branca grão encontram-se em fase final de desenvolvimento, com predomínio das lavouras em estádio reprodutivo evoluindo para a maturação. A alta umidade tem impedido a colheita das áreas maduras, principalmente naquelas manejadas com dessecação pré-colheita. O atraso na atividade não compromete a qualidade dos grãos. Na de Frederico Westphalen, 50% das áreas já foram colhidas. A produtividade obtida equivale à expectativa atual de 2.179 quilos por hectare, apesar de em algumas localidades terem ocorrido geadas na floração e no enchimento de grão e de as lavouras terem se ressentido com a restrição de umidade em agosto.

Nas regionais administrativas da Emater/RS-Ascar de Bagé, Ijuí, Santa Rosa e Pelotas, agricultores intensificam as etapas pré-semeadura da soja: retirada de animais de pastagens, dessecação da vegetação, serviços de tratamento de sementes e regulagem de semeadoras. Em geral, a umidade dos solos está acima do ideal, implicando em aguardar o melhor momento para iniciar e/ou dar continuidade aos plantios. Nos locais em que a umidade é favorável, são realizadas as semeaduras.

OLERÍCOLAS

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, as precipitações de 28/09 a 03/10 interferiram nos cultivos. Por um lado, a umidade foi mantida, dispensando o uso de irrigação, por outro, a queda de granizo e os ventos ocorridos na Fronteira Oeste em 28/09 causaram danos à produção.

Em Itaqui, os danos à olericultura foram acentuados, com perda total em parte dos cultivos; nos menos afetados, o valor comercial reduziu em função da qualidade. Em Manuel Viana, associados ao granizo, os ventos danificaram estufas de produção e causaram danos em folhosas.

Em Uruguaiana, a elevação das temperaturas médias tem contribuído para a redução de ciclo das culturas em ambiente protegido, favorecendo os produtores que antecipam a comercialização. Entretanto, a mandioca cultivada a campo preocupa os produtores, pois o excesso de umidade pode danificar ou mesmo apodrecer as manivas, prejudicando o estande de lavouras.

FRUTÍCOLAS

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, as videiras estão em estádio de floração. Produtores realizam o controle de doenças. Citros apresentam boa florada e excelente brotação. A colheita da bergamota Montenegrina se aproxima do final e inicia a da laranja Valência. No município de Ijuí, os viveiristas finalizam os trabalhos de enxertias das frutíferas.

Na de Erechim, iniciou o plantio de melancia e melão. Na cultura do morango, há baixa incidência de oídio e ácaros. O preço continua em R$ 15,00/kg. Produtores fazem a retirada de folhas e cachos velhos e realizam tratos culturais, estes também na cultura do figo, que apresenta muito boa brotação inicial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário