Trigo: Guerra efetiva entre Rússia e Ucrânia amplia temores e mercados internacionais renovam suas máximas nesta 5ª

Publicado em 24/02/2022 18:31

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de um dia muito tenso para todos os mercados de commodities agrícolas, os futuros do trigo negociados na Bolsa de Chicago terminaram o dia ainda com fortes altas, depois de terem passado boa parte da sessão no limite de alta. Os ganhos entre as posições mais negociadas foram de 39,25 a 50 pontos, levando o março a US$ 9,26 e o julho a US$ 9,25 por bushel. 

O cereal registrou mais um dia de expressivo avanço, dessa vez refletindo o conflito efetivo entre Rússia e Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin autorizou, a princípio, a ida de tropas militares para regiões ao leste da Ucrânia, onde identificou regiões separatistas, porém, foi realizado um ataque generalizado por céu, terra e mar, assustando todos os mercados. 

Na Euronext, a bolsa de Paris, os preços do trigo subiram 16% e registraram patamares recordes. 

Trigo Bloomberg
Gráfico: Bloomberg + Euronext

E o trigo foi um dos primeiros mercados a reagir, uma vez que ambos os países são importantes players no mercado não só do grão, mas também do milho. Assim, uma disrupção no fornecimento na região de uma série de produtos causou ainda mais temores e preocupações. Como explicou Marcelo De Baco, analista de mercado e diretor da De Baco Corretora de Mercadorias, a guerra tira do mercado 58 milhões de toneladas de trigo para o mundo, quase 30% da oferta exportável. 

"Há toda a questão objetiva de abastecimento que ficou plugada e o mercado tem essa resposta imediata que estamos vendo na bolsa, mas não vimos vendedores hoje", explica De Baco. "Falando dos grandes exportadores mundias trata-se de uma necessidade de mais de 80 milhões de toneladas só para estes primeiros compradores da fila", completa. 

O especialista ainda destacou a importância de se monitorar as relações de estoque x dias de consumo, as quais ficaram bastante comprometidas diante dos problemas logísticos que podem se agravar e interromper completamente o fornecimento não só das duas nações que estão em guerra. E para o Brasil, a relação estoque x consumo hoje é de apenas 27 dias, "caso não se consiga trazer de trigo de mais lugar nenhum por enquanto". 

Veja sua entrevista na íntegra ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira:

Sobre as questões logísticas, o advogado com ênfase em Transporte Marítimo, Larry Carvalho, já há cerca de 18 portos fechados na Ucrânia, incluindo o mais importante do país, que é o da região de Odessa. 
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, também por conta desses temores crescentes para a região, a Archer-Daniels-Midland Co. (ADM) fechou uma planta de esmagamento de oleaginosas em Chornomorsk, um terminal de grãos no porto de Odessa, seis silos e seu escritório comercial em Kiev. A Bunge suspendeu as operações em duas instalações de processamento de oleaginosas na Ucrânia e fechou seus escritórios locais devido à ação militar no país, de acordo com um comunicado enviado por e-mail.

A agência informou ainda que a Ucrânia teria ainda seis milhões de toneladas de trigo e 15 milhões de milho para serem embarcadas nesta temporada. 

Entenda mais sobre as questões logísticas:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário