Traders pedem que governo da Ucrânia cancele restrições à exportação de trigo
![]()
(Reuters) – O sindicato ucraniano de traders de grãos UGA pediu ao governo que cancele as restrições às exportações de trigo, já que os estoques estão muito altos e os embarques não afetariam a segurança alimentar ucraniana, disse o sindicato nesta terça-feira.
Em março, a Ucrânia introduziu licenças de exportação para trigo, milho e óleo de girassol. Duas semanas depois, o governo cancelou as restrições à exportação de milho e óleo de girassol.
A Ucrânia está entre os principais produtores e exportadores mundiais de grãos e é um importante exportador de óleo de girassol.
O país colheu 33 milhões de toneladas de trigo em 2021 e planejava exportar 25,3 milhões de toneladas na temporada 2021/22 julho-junho.
Mas os embarques quase pararam desde o final de fevereiro devido à invasão pela Rússia e ao bloqueio dos portos do Mar Negro.
“Cerca de 12 milhões de toneladas de trigo ainda estão armazenadas na Ucrânia, enquanto faltam menos de 3 meses para a nova colheita, e o consumo interno pode ser de cerca de 1,5 milhão de toneladas”, disse a UGA em comunicado.
“O cancelamento das licenças de exportação simplificará o mecanismo de exportação de trigo e liberará capacidade de armazenamento para a nova safra”, afirmou.
A Ucrânia é um produtor tradicional de trigo de inverno e, segundo traders, a maior parte da safra está em boas condições.
(Por Pavel Polityuk)
0 comentário
Trigo fecha próximo da estabilidade em Chicago, mas mercado segue atento ao clima no Sul do Brasil
Abitrigo celebra 35 anos como voz unificada do setor moageiro no Brasil
El Niño adiciona risco à qualidade do trigo na próxima safra
Trigo sobe em Chicago e mercado acompanha avanço do plantio no Brasil
Plantio do trigo passa dos 74% com bom desenvolvimento das lavouras no Paraná e Rio Grande do Sul
Sovecon reduz previsão de safra de trigo da Rússia em 2026 após corte na área plantada