Prolongamento do conflito Rússia-Ucrânia movimenta mercado de trigo para garantir o abastecimento

Publicado em 26/04/2022 11:46
Argentina, UE, EUA e até mesmo Índia e Brasil, que não são exportadores, podem se beneficiar fornecendo o grão para o Mediterrâneo. Compradores e produtores devem ficar atentos para os riscos de um ambiente mais volátil e proteger as suas negociações com gestão de risco e hedge; volatilidade do preço do trigo foi de 61,91% no primeiro trimestre, segundo a hEDGEpoint Global Markets

A invasão russa à Ucrânia no final de fevereiro trouxe um choque para a economia mundial e cadeias de suprimentos. O trigo está entre as commodities mais afetadas, já que Ucrânia e Rússia respondem por cerca de 30% das exportações globais. Agora, grandes importadores como Egito, Turquia, China, Argélia, Irã, Marrocos e Arábia Saudita estão se desdobrando para garantir o cereal.

Nesse contexto, o desdobramento do conflito fez com que a maioria dos leilões de importação de trigo – antes realizados com frequência no segundo semestre, quando o fim da colheita no Mar Negro garante uma grande disponibilidade – acontecessem em março. “O conflito forçou uma mudança nesse fluxo, com a corrida pelo trigo levando a uma alta histórica no volume de leilões para o mês de março, o que permitiu a alguns países montar reservas estratégicas de maior duração”, diz David Silbiger, analista de Commodities da hEDGEpoint Global Markets.

Silbiger explica que o adiantamento do fluxo de importações não é tão baixista para o segundo semestre. “Como Rússia e Ucrânia já haviam exportado a maior parte das suas colheitas de 21/22 quando a guerra começou – deixando pouco trigo dessa região para ser disputado – os importadores se viram forçados a buscar outros fornecedores”, afirma o analista.

Gerenciamento de risco e hedge nas negociações 

Segundo o recente relatório “Demanda de Trigo diante do conflito” da hEDGEpoint Global Markets, o conflito provocou outro fenômeno: regiões como Argentina, União Europeia e Estados Unidos – e até mesmo Índia e Brasil, que normalmente não são exportadores do grão –, tendem a ser os maiores beneficiados fornecendo o cereal para os países do Mediterrâneo.

Porém, para aproveitar essa oportunidade, de acordo com Roberto Sandoli, gerente sênior de Risco de Grãos e Algodão da hEDGEpoint Global Markets, é preciso estar muito atento aos efeitos das variáveis imprevisíveis no momento da negociação de compra ou venda do trigo. “Como uma commodity negociada em Bolsa, o trigo está sujeito às oscilações do mercado, de fatores políticos, saúde pública (pandemia) e questões climáticas, como escassez de água, El Niño ou La Niña. Por isso, tanto os compradores, moinhos, indústria alimentícia e cooperativas, quanto os produtores precisam ter uma visão estratégica de gestão de riscos para garantir bons resultados”, alerta o especialista.

As incertezas geradas pelo conflito no Leste Europeu trouxeram grandes impactos sobre as exportações e o preço do cereal no mundo. Um estudo da hEDGEpoint Global Markets mostrou que só no primeiro trimestre deste ano, a volatilidade do preço do trigo foi de 61,91%. “Para fazer frente a esses riscos e não ter prejuízo na hora da compra ou da venda do trigo, é necessário utilizar ferramentas de hedge. A estratégia de hedge para commodities tem o objetivo de proteger contra flutuações desfavoráveis e preparar o negócio para os movimentos globais de oscilação de câmbio, preço e mudanças de oferta e demanda. É o momento de começarmos a repensar a forma de como é feita essa negociação de trigo”, ressalta. 

Segundo ele, a hEDGEpoint Global Markets tem hoje mais de 450 produtos de hedge para cerca de 60 commodities. “Essa plataforma ajuda o comprador e o produtor a acessarem às principais bolsas de mercado futuro do mundo de forma rápida, simples e eficiente. A nossa missão é democratizar o hedge com a customização de soluções que protegem as operações de compra e venda das empresas”, diz.

Sandoli também reforça que o câmbio é imprescindível para completar o ciclo de gerenciamento de risco integral das empresas em um mercado global como o de commodities. “A fixação de câmbio, junto com a commodity, de maneira unificada e integrada, também é um instrumento para facilitar o controle e gerenciamento da sua posição”, afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
hEDGEpoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário