Índia exporta recorde de 1,4 mi t de trigo em abril com queda em oferta do Mar Negro

Publicado em 10/05/2022 16:47

Logotipo Reuters

Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Índia exportou um recorde de 1,4 milhão de toneladas de trigo em abril, disseram quatro fontes comerciais, proporcionando algum alívio aos mercados de grãos à medida que compradores buscam por alternativas aos suprimentos do Mar Negro duramente atingidos pela guerra na Ucrânia.

Abril é o primeiro mês do ano fiscal. A Índia, segundo maior produtor de trigo do mundo, exportou um recorde de 7 milhões de toneladas do cereal na temporada de 2021/22.

A Índia é o único grande fornecedor de trigo nesta época do ano, e suas exportações do cereal aumentaram desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no fim de fevereiro.

Em abril do ano passado, a exportação indiana de trigo ficou em apenas 242.857 toneladas.

Com a colheita da nova safra em abril, os embarques de trigo podem aumentar ainda mais neste mês.

“Em maio, os embarques podem chegar a 1,5 milhão de toneladas”, disse um negociante de Nova Délhi com uma trading global. “A oferta de trigo e a disponibilidade de vagões melhoraram nas últimas semanas e isso ajudará a enviar mais trigo em maio”.

Compradores da Ásia e do Oriente Médio estão importando trigo indiano, pois é mais barato do que as alternativas disponíveis no mercado, disse ele.

A Índia exportou trigo para o sul da Ásia, Sudeste Asiático, Oriente Médio, Europa e norte da África.

Como houve recuo da oferta da Ucrânia e da Rússia, que juntos representavam cerca de 29% das exportações globais de trigo, o Egito, principal importador do cereal, concordou pela primeira vez em comprar o produto da Índia.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário