Exportação de trigo da Rússia deve crescer em novo ciclo com grande safra e estoque

Publicado em 18/05/2022 16:21

Logotipo Reuters

GENEVA (Reuters) – A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, embarcará mais grãos no novo ano comercial (julho a junho) devido a uma grande colheita e estoques, disse a consultoria Ikar nesta quarta-feira, elevando sua estimativa para a safra do cereal.

As exportações do país são cruciais para o fornecimento global de trigo, especialmente na próxima temporada, já que os portos ucranianos do Mar Negro continuam bloqueados depois que Moscou enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro.

No entanto, a Rússia, que compete principalmente com a União Europeia e a Ucrânia pelo fornecimento de trigo ao Oriente Médio e África, limita suas exportações com impostos e uma cota de exportação desde 2021, em meio a esforços para desacelerar a inflação doméstica de alimentos.

A Rússia deve exportar 39 milhões de toneladas de trigo na temporada 2022/23, que começa em 1º de julho, disse o head da Ikar, Dmitry Rylko, em uma conferência em Genebra. No ciclo atual, a consultoria espera por exportações em 32-32,5 milhões de toneladas.

A safra de trigo do país em 2022 deve chegar a 85 milhões de toneladas, disse Rylko, no que chamou de estimativa “conservadora”. Anteriormente, ele esperava uma colheita de 83,5 milhões de toneladas, acima dos 76 milhões de toneladas em 2021.

A Sovecon, outra consultoria agrícola em Moscou, elevou nesta quarta-feira sua previsão para a safra de trigo da Rússia em 1,2 milhão de toneladas para um novo recorde de 88,6 milhões de toneladas, em meio a boas condições climáticas, acrescentando que a projeção pode aumentar ainda mais.

A Sovecon estimou, no início de maio, as exportações de trigo da Rússia em 2022/23 em 41 milhões de toneladas.

Estima-se que a oferta russa responderá por mais de 20% do comércio global de trigo em 2022/23.

(Reportagem de Gus Trompiz e Reuters)

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário