Índia não tem plano imediato para suspender proibição à exportação de trigo

Publicado em 25/05/2022 15:27

Logotipo Reuters

Por Aditya Kalra

DAVOS, Suíça (Reuters) – A Índia não tem planos imediatos de suspender a proibição às exportações de trigo, mas continuará com os acordos feitos diretamente com outros governos, disse à Reuters o ministro do Comércio, Piyush Goyal.

O segundo maior produtor de trigo do mundo proibiu as vendas privadas do grão no exterior em 14 de maio, depois que uma onda de calor escaldante reduziu a produção e os preços domésticos atingiram um recorde. Os preços globais também subiram após a decisão.

“Atualmente, há instabilidade no mundo, se fizéssemos isso (retirar a proibição), só ajudaria os comerciantes do mercado negro, acumuladores e especuladores. Nem ajudaria os países realmente vulneráveis ​​e necessitados”, disse Goyal quando perguntado se Nova Délhi tinha quaisquer planos para permitir a retomada das exportações privadas.

“A maneira mais inteligente de fazer isso é através da rota de governo para governo, pela qual podemos fornecer grãos de trigo acessíveis aos pobres mais vulneráveis”, disse ele em entrevista na quarta-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Muitos países importadores de trigo, incluindo membros do G7, pediram à Índia que reconsiderasse sua decisão de proibir as vendas de trigo no exterior.

O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, disse este mês que tem “profunda preocupação” com a proibição.

Goyal também disse que esteve em contato com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para explicar a lógica por trás da proibição de exportação de trigo da Índia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário