Guerra da Rússia pode privar mundo de três colheitas de trigo da Ucrânia, diz ministro

Publicado em 14/06/2022 11:03

Logotipo Reuters

Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - A invasão da Ucrânia pela Rússia criará uma escassez global de trigo por pelo menos três temporadas, privando dos mercados grande parte da safra ucraniana, empurrando os preços para níveis recordes, disse o ministro da Agricultura da Ucrânia à Reuters.

A Ucrânia teve suas rotas marítimas de exportação de grãos bloqueadas pela Rússia e enfrenta um turbilhão de outros problemas, desde campos de trigo minados até falta de espaço para armazenamento de grãos.

"A Ucrânia ficará fora do mercado por um longo tempo", previu o ministro da Agricultura, Mykola Solskyi, em entrevista.

"Agora estamos falando de três colheitas de trigo ao mesmo tempo: não podemos retirar a safra do ano passado, não podemos colher e retirar a atual e não queremos semear a próxima", disse ele à Reuters.

A Ucrânia tradicionalmente cultiva trigo de inverno, que os agricultores começam a semear a partir do final do verão, mas os produtores este ano estão repensando em semear essa safra porque as exportações são muito difíceis.

Os agricultores já trocaram o girassol pelo milho nesta primavera porque as oleaginosas pesam menos por hectare, mas são vendidas por mais. Uma mudança semelhante pode acontecer com o trigo, disse Solskyi.

Ele disse que o girassol e a colza tinham grande demanda na Europa, e que essas duas culturas agrícolas "deslocariam tudo, limpariam tudo --trigo e milho".

"Minha... opinião pessoal é que a queda na área de trigo de inverno (para a safra 2023) no território sob nosso controle pode ser um percentual significativo", disse.

A Ucrânia semeou um total de 6,5 milhões de hectares de trigo de inverno para sua safra de 2022, mas apenas 5 milhões de hectares poderiam ser colhidos por agricultores em território controlado pelo governo.

Isso deixa pelo menos 5 milhões de toneladas de trigo dos 1,5 milhão de hectares restantes em território ocupado que não podem ser colhidos, disse Solskyi.

Mesmo sem esse déficit, os estoques de trigo da Ucrânia ainda podem chegar a 23 milhões de toneladas, com consumo interno em 5 milhões.

GARGALO

A Ucrânia costumava exportar até 6 milhões de toneladas de grãos por mês em tempos de paz, mas o bloqueio dos portos marítimos reduziu o volume para 300.000 toneladas em março e cerca de 1 milhão de toneladas em abril.

As exportações nos primeiros dez dias deste mês foram cerca de metade dos níveis observados um ano antes.

O governo disse que está tentando aumentar as exportações através de sua fronteira ocidental e através de pequenos portos do rio Danúbio, e Solskyi disse que o volume total de exportação pode exceder 2 milhões de toneladas em junho, ante 1,7 milhão em maio.

Mas mesmo o crescimento da capacidade de exportação não é capaz de aliviar os enormes excedentes que podem chegar a 55 a 60 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas, e que simplesmente não há onde armazenar.

Solskyi disse que no outono, quando a safra de milho terminar, a escassez de capacidade de armazenamento pode chegar a 15 milhões de toneladas.

Os esforços diplomáticos liderados pela Turquia para negociar a passagem segura de grãos presos nos portos ucranianos do Mar Negro não tiveram um avanço.

Kiev disse que Moscou está estabelecendo condições não razoáveis, e o Kremlin disse que o embarque depende do fim das sanções internacionais contra a Rússia.

O conflito já ajudou a impulsionar os futuros do trigo nos EUA e na Europa para recordes este ano.

(Reportagem adicional de Gus Trompiz em Paris)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário