Plantio de trigo é retomado no Estado após dias de muita chuva

Publicado em 15/06/2022 17:56

As atividades de implantação de lavouras de trigo foram interrompidas na semana anterior (06 a 10/06), inicialmente pela ocorrência de chuvas e posteriormente pela manutenção de alta umidade nos solos, que impediam as operações. Mas desde o último sábado (11/06), essas atividades foram retomadas, com maior intensidade na região a Oeste, onde a semeadura é antecipada em comparação com as outras regiões do Estado.

Segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (15/06) pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a estimativa de cultivo de trigo para safra 2022 é de 1.413.763 hectares, representando aumento de 15,04% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha.  Os triticultores apontam maior demanda por recursos financeiros em relação ao ano anterior e maior dificuldade em obtê-los em função da oferta reduzida nos agentes bancários.

A estimativa de cultivo de canola para a safra 2022 é de 48.457 ha, representando elevação de 66,79% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha. A cultura está em fase de implantação.

A estimativa de cultivo de aveia branca para a safra 2022 é de uma área de 392.507 hectares, sendo 14,26% superior à safra anterior. A produtividade estimada é de 2.217 kg/ha.

A estimativa de cultivo de cevada para a safra 2022 é de 36.727 ha, representando elevação de 0,84% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 2.958 kg/ha.

CULTURAS DE VERÃO

Soja - Após alguns dias com chuva e alta umidade, a entrada de uma massa de ar frio e seco, desde o último sábado (11/06), tornou as condições ambientais mais favoráveis à colheita da soja. Com isso, as lavouras remanescentes foram colhidas e, em alguns casos, por causa da inviabilidade econômica, abandonadas. A colheita está encerrada. O produto colhido durante o período apresentou umidade acima da ideal para a realização da trilha e da separação. Não ocorreram danos nos grãos colhidos, mas a umidade elevada diminuiu a eficiência das colheitadeiras e gerou grandes descontos na secagem de soja em empresas cerealistas.

Outro fator importante foram os rastros abertos pelo trânsito de maquinário em lavouras com umidade excessiva especialmente na Campanha. A situação vai implicar em novos custos para o nivelamento do terreno com o uso de grade e no atraso das operações de preparo do solo para a implantação de pastagens de inverno, cultivos de cobertura do solo e cereais de inverno.

Milho - Houve a retomada da colheita das lavouras maduras desde o último sábado (11/06), e o índice de colheita alcançou 97% da área cultivada e outros 3% seguem em maturação. Contudo, o produto colhido apresentou umidade acima do ideal. As lavouras implantadas em final de janeiro apresentaram maior proporção de grãos avariados e ardidos. Prosseguiram a adesão de produtores e a realização de reserva de sementes de milho no programa Troca-Troca do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, articulados pelo STR e pelas prefeituras. Algumas cultivares já estão esgotadas.

Milho silagem - Houve avanço significativo no corte de lavouras destinadas à silagem, mesmo naqueles casos que não atingiram o ponto ideal de massa seca, pois a formação de geadas provocou a requeima de folhas, e a manutenção de plantas a campo diminuiria ainda mais a qualidade do material ensilado. Estima-se a finalização da operação de ensilagem de milho no Estado. A produtividade estimada é de 35 t/ha, representando decréscimo de 35% na projeção inicial.

Arroz - A colheita da safra 2021/2022 foi finalizada. Os rizicultores realizaram atividades de manejo da resteva e preparo do solo para a próxima safra, reservando algumas áreas para pastejo animal. Embora os níveis de água das barragens ainda não tenham sido recuperados de forma plena, o que condicionará uma redução significativa da área a ser cultivada na próxima safra serão os preços do produto, considerados baixos, e a elevação dos custos de produção.

Feijão 2ª safra - A colheita foi retomada em ritmo acelerado desde o último sábado (11/06), favorecida pela diminuição da umidade e pelo tempo firme, e deverá ser finalizada nos próximos dias. O índice alcança 85% dos cultivos. A expectativa atual de produtividade manteve-se em aproximadamente 1.600 kg/ha.

PREVISÃO DO TEMPO

Os próximos sete dias terão chuvas expressivas, muito frio e geadas no RS. Na quinta (16/06) e sexta-feira (17/06), o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. No sábado (18/06) e domingo (19/06), o ingresso de uma nova massa de ar seco e frio vai garantir o tempo firme e provocar o declínio acentuado da temperatura, com formação de geadas na maioria das regiões. Na segunda-feira (20/06), o ar frio perderá intensidade, e as temperaturas estarão mais amenas em todo o Estado. Entre a terça (21/06) e quarta-feira (22/06), o deslocamento de uma área de baixa pressão vai aumentar a nebulosidade e provocar pancadas de chuva na maioria das regiões.

Os totais de chuva esperados deverão oscilar entre 20 e 50 mm na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. No restante do Estado, os volumes são mais elevados e oscilarão entre 70 e 90 mm na maioria dos municípios, mas poderão superar 100 mm em diversas localidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário