StoneX reduz números de exportação e importação de trigo pelo Brasil

Publicado em 18/09/2023 14:17 e atualizado em 18/09/2023 15:01

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de trigo do Brasil em 2023/24 (agosto/julho) foi estimada em 2 milhões de toneladas, cerca de 500 mil toneladas abaixo da projeção anterior, segundo previsão da consultoria StoneX divulgada nesta segunda-feira.

A redução ocorreu em meio a dificuldades logísticas para exportar trigo pelo porto de Rio Grande (RS), diante do elevado volume de soja, que tem concorrido por espaço com o cereal.

"O escoamento de volume elevado de soja pelo porto gera especulações de uma janela de exportação do trigo mais curta até março, de forma atípica em relação aos últimos anos, quando usualmente se estendeu até maio", disse o consultor em gerenciamento de riscos da StoneX, Jonathan Pinheiro, em nota.

A consultoria também citou demanda de moinhos brasileiros pelo produto nacional.

"Indústrias da região Sudeste começaram a fazer cálculos para aquisição de trigo da região Sul, mesmo que por via terrestre, dado o interesse de compra nos patamares de preços indicados para safra nova", disse o especialista.

Isso também impacta a importação, que foi estimada agora em 4,7 milhões de toneladas, versus 5,77 milhões de toneladas na previsão anterior.

A StoneX ainda manteve a previsão de safra de trigo do Brasil 23/24 em recorde de 11,2 milhões de toneladas, levemente acima da melhor marca anterior, do ciclo passado (11,13 milhões de toneladas).

A exportação somou 2,66 milhões de toneladas em 2022/23, enquanto a importação atingiu 4,5 milhões de toneladas no mesmo período.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário