Trigo: Fundamentos russos seguem pressionando o mercado; confira análises da hEDGEpoint

Publicado em 04/01/2024 15:58

• Um novo ano se inicia, porém a Rússia segue trazendo fundamentos baixistas para os mercados de trigo.
 

• O clima vem melhorando para a nova safra de inverno russa há vários meses. Nesse estágio, tudo tem apontado para mais uma produção total acima de 90M mt.
 

• Olhando para o lado da demanda, alguns dos principais destinos parecem estar sensíveis às variações de preço, o que limita o potencial altista.
 

• Os embarques nos portos russos em dezembro desaceleraram em comparação com o outono, e as vendas de trigo russo diminuíram no final do mês.

Um novo ano se inicia, porém um velho tema deve seguir pressionando os mercados de trigo ao longo de 2024: a oferta de trigo russo. Até o momento temos vários indícios de mais uma grande safra de inverno no país, e a redução das compras externas do trigo russo a partir dos preços “artificialmente” mais caros também mostra uma fraqueza da demanda.

Nova safra, mesma história

As condições climáticas na maioria das regiões de trigo de inverno são favoráveis ao desenvolvimento da safra. Nos últimos 60 dias, a precipitação ultrapassou 200% do normal, melhorando a umidade do solo no Sul e estabelecendo cobertura de neve suficiente em outras áreas. 

“A condição das safras de inverno está melhor do que a média. De acordo com o Centro Hidro Meteorológico da Rússia, apenas 4% das culturas de inverno estavam em condições ruins no final de novembro, em comparação com uma média de 8% em cinco anos. As condições provavelmente melhoraram ainda mais nas últimas semanas em meio ao clima favorável”, diz Alef Dias, analista de Grãos & Oleaginosas e Macroeconomia da companhia.

E projeta: “Os modelos meteorológicos para as próximas duas semanas preveem ampla precipitação e temperaturas vários graus acima da média na maioria das regiões de produtoras de trigo de inverno. O clima vem melhorando para a nova safra de inverno russa há vários meses. Nesse estágio, tudo tem apontado para mais uma produção total acima de 90M mt. Se não houver grandes anomalias climáticas, isso poderá começar a exercer pressão sobre os preços globais do trigo na segunda metade do 1T 2024”.

Demanda não deve se adequar ao preço mínimo

Os embarques nos portos russos em dezembro desaceleraram em comparação com o outono. O volume de exportação de trigo totalizou 2,0M mt nas três primeiras semanas de dezembro, em comparação com 2,3M mt em novembro e 2,7M mt em outubro. As vendas de trigo russo diminuíram no final do mês. O montante de vendas pendentes de trigo russo em 27 de dezembro era de 2,9M mt, abaixo dos 3,3M mt no início do mês.

“É provável que os embarques estejam limitados pelas tentativas de regular os preços do trigo pelo Ministério da Agricultura da Rússia (AgMin). Nas duas últimas licitações da GASC do Egito (tendo o último sido cancelado na última semana), os fornecedores russos foram unânimes em oferecer trigo a US$ 265/mt. Essas ofertas provavelmente estão em conformidade com o "preço mínimo recomendado" estabelecido pelo AgMin, conforme relatado pela mídia russas”, explica.

Em dezembro, a SovEcon (consultoria especializada no mercado russo) reduziu sua estimativa de exportação de trigo russo em 2023/24 em 0,2M mt para 48,6M mt. O USDA manteve sua estimativa em 50,0M mt. Considerando a dinâmica atual do mercado, a última estimativa começa a parecer excessivamente otimista.

Conclusão

Os fundamentos recentes vindos do mercado russo devem seguir exercendo uma pressão baixista sobre os preços do trigo. Olhando para o lado da demanda, alguns dos principais destinos parecem estar sensíveis às variações de preço, o que limita o potencial altista – principalmente nas praças fornecedoras para o Norte da África. No lado da oferta, as condições seguem muito positivas para a safra de inverno na Rússia, que está no caminho de mais uma produção total (inverno + primavera) de 90M mt.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
hEDGEpoint Global Markets

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário