Abitrigo diz que dólar eleva custos e aumento do preço da farinha "será inevitável"
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) afirmou nesta segunda-feira que a alta do dólar eleva custos nas importações do setor, indicando que o aumento do preço da farinha será "inevitável", segundo comunicado.
"O significativo aumento da cotação do dólar segue impactando diretamente a indústria moageira nacional", afirmou.
Segundo o presidente-executivo da Abitrigo, embaixador Rubens Barbosa, esse movimento de alta no câmbio "teve e continuará tendo impacto no preço do trigo e da farinha".
O Brasil, que ainda depende da importação de trigo para complementar sua produção interna, enfrentou um "cenário desafiador em 2024, marcado por volatilidade nas cotações internacionais, adversidades climáticas e uma expressiva redução na produção nacional", segundo a associação.
"Esses fatores, combinados com a valorização do dólar, já estão sendo refletidos nos custos dos moinhos, aumentando a pressão sobre toda a cadeia produtiva e indicando que o aumento da farinha de trigo será inevitável", de acordo com o comunicado.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Trigo fecha em queda em Chicago nesta segunda (9), mas volatilidade segue com petróleo disparando e tensões geopolíticas
Trigo fecha em forte alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (6) impulsionado por petróleo e tensão no Oriente Médio
Safra de trigo em São Paulo deve ter redução de área em 2026
Trigo sobe forte na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira (6) com mercado atento às tensões internacionais
Trigo fecha em alta na CBOT nesta quinta-feira (5) com recuperação dos preços no mercado internacional
Trigo abre em baixa na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (5) com mercado pressionado por oferta global elevada