Chuvas devem aliviar a seca nas principais áreas de trigo da China, diz centro meteorológico nacional
PEQUIM, 26 de maio (Reuters) - As chuvas na China até esta terça-feira devem aliviar as condições de seca em importantes províncias produtoras de trigo, como Henan e Shaanxi, de acordo com o Centro Meteorológico Nacional.
A maioria das principais regiões produtoras de trigo da China terão tempo claro e propício à colheita esta semana, informou a agência de notícias Xinhua.
O Ministério da Agricultura pediu às autoridades locais que acelerem a colheita e garantam a secagem oportuna dos grãos e o suporte de máquinas para garantir a safra de verão antes das chuvas esperadas, acrescentou a Xinhua.
O ministério prometeu em uma reunião na segunda-feira gerenciar efetivamente a prevenção e mitigação de desastres durante a temporada de enchentes e se proteger contra mudanças abruptas entre seca e enchentes, de acordo com uma declaração do ministério.
O comunicado também pediu alertas antecipados, preparativos e respostas contra desastres para minimizar perdas, prometendo prosseguir com o plantio de verão e aumentar a produtividade.
No início deste mês, as autoridades chinesas emitiram vários alertas climáticos, já que altas temperaturas ameaçavam as plantações em Henan, cuja produção de trigo representou cerca de 27% da produção total de trigo da China em 2024. Um declínio na produção pode levar a China a aumentar as importações de trigo para lidar com potenciais escassez.
A Reuters relatou anteriormente que compradores chineses compraram recentemente de 400.000 a 500.000 toneladas métricas de trigo da Austrália e do Canadá, à medida que crescem as preocupações sobre o impacto do calor nas plantações no coração agrícola da China.
Reportagem de Ella Cao, Yukun Zhang e Lewis Jackson; Edição de Toby Chopra e Hugh Lawson
0 comentário

Produção de trigo da China se mantém estável apesar da seca, apontam dados oficiais

Rússia determina medidas para exportações agrícolas após queda nas vendas de trigo

Sovecon eleva previsão de exportação de trigo russo na temporada 2025/26

Novas tecnologias podem elevar em até 15% produção de trigo em áreas de seca

Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton

Trigo/Cepea: Importações de trigo argentino crescem