Chuvas de julho melhoram perspectivas para safra de trigo na Austrália
![]()
Por Peter Hobson
MELBOURNE (Reuters) - As chuvas que atingiram a maioria das regiões de cultivo de grãos da Austrália em julho elevaram as previsões para a safra de trigo do país em 2025 para cerca de 33 milhões de toneladas, disseram traders em uma conferência do setor na quarta-feira.
Uma grande safra na Austrália, um dos maiores exportadores de trigo, aumentaria a pressão sobre os preços, que já estão baixos devido à ampla oferta global.
Os futuros de referência do trigo em Chicago estão próximos de seus níveis mais baixos desde 2020. [GRA/]
No início de junho, quando partes da Austrália ainda estavam ressecadas, o Ministério da Agricultura disse que esperava uma produção de trigo de 30,6 milhões de toneladas este ano.
Agora é provável que a Austrália iguale ou supere a produção do ano passado de cerca de 34 milhões de toneladas, disse Mark Lewis, diretor da Riordan Grains.
Algumas áreas de cultivo sofreram com o início seco da temporada, mas a chuva umedeceu o solo, e o departamento de meteorologia da Austrália está prevendo chuvas acima da média para a maioria das fazendas nos próximos três meses.
"Parece que os padrões climáticos mudaram e a primavera parece muito mais positiva do que antes", disse Lewis.
Sam Napier, diretor da Cargill, disse na Australian Grains Industry Conference, em Melbourne, que a safra agora "tem que ser maior" do que 33 milhões de toneladas.
Uma pesquisa com 50 membros de seu público indicou que mais da metade achava que a safra, que deve ser colhida no último trimestre do ano, seria maior do que a previsão atual.
Quatro outros traders e analistas disseram à Reuters que tinham aumentado suas previsões e agora esperavam que a safra ficasse entre 31 milhões e 34 milhões de toneladas.
"O potencial melhorou", disse Paul Smith, diretor de marketing e comércio da CBH. "Se estivéssemos discutindo isso em meados de maio ou no início de junho, o sentimento teria sido definitivamente diferente", disse ele.
A Austrália teve uma série de grandes colheitas nesta década graças ao clima favorável e ao aprimoramento do gerenciamento agrícola.
A produção anual de trigo foi, em média, de 33,8 milhões de toneladas nos cinco anos até 2024, segundo dados do Ministério da Agricultura. Nos cinco anos anteriores, a média foi de 21,4 milhões de toneladas.
(Reportagem de Peter Hobson)
0 comentário
Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
Safra de trigo da Argentina deve atingir recorde de 25,5 mi t, diz bolsa
União Europeia aumenta estimativas de safras de trigo e milho