Colheita de trigo da Austrália será maior que o esperado, dizem analistas
![]()
CANBERRA (Reuters) - A Austrália está no caminho certo para produzir entre 32 milhões e 35 milhões de toneladas métricas de trigo em sua próxima safra, de acordo com analistas, que elevaram suas previsões após uma melhora nas condições da safra e disseram que poderiam atualizá-las ainda mais.
Esse nível de produção seria semelhante aos 34,1 milhões de toneladas da última temporada e bem acima da média de 10 anos de 27,6 milhões de toneladas, aumentando a oferta global de trigo em um momento em que os preços de referência em Chicago estão próximos de seu nível mais baixo desde 2020. [GRA/]
A Austrália é um dos maiores exportadores mundiais de trigo, cevada, canola e outras culturas.
A agência do governo Abares deve atualizar projeções de colheita em 2 de setembro. Sua última estimativa, divulgada em junho, previa uma safra de trigo de 30,6 milhões de toneladas nesta temporada.
Rod Baker, analista da Australian Crop Forecasters, disse que elevou sua previsão de trigo em 7% este mês, para 33,1 milhões de toneladas.
"Tenho a sensação de que a Abares será ainda mais otimista em seus números", disse ele.
"Há potencial para que esses números subam ainda mais."
As chuvas generalizadas em julho e agosto aumentaram a umidade do solo, embora as culturas no sul e sudeste, que estavam secas no início da temporada, continuem atrasadas.
"Setembro é fundamental. Se passarmos por ele sem grandes eventos de geada (ou) estresse térmico, essa safra continuará a crescer", disse Baker.
A colheita começa em outubro.
Quatro outros analistas estimaram a produção na faixa de 32 milhões a 35 milhões de toneladas, com a maioria dizendo que é mais provável que a produção exceda as estimativas do que fique aquém.
(Reportagem de Peter Hobson)
0 comentário
Trigo atinge mínimas do contrato na Euronext, com força do euro e concorrência argentina
Trigo/Cepea: Ampla oferta global mantém pressão sobre cotações externas
Colheita do trigo é finalizada no Rio Grande do Sul
Trigo/Cepea: Preços têm movimentos distintos dentre as praças
Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina