Ucrânia não limitará exportações de trigo em 2025/26, diz vice-ministro
![]()
Por Pavel Polityuk
Kiev (Reuters) - A Ucrânia não restringirá as exportações de trigo na temporada 2025/26 (julho a junho) devido a uma colheita maior e taxas de exportação mais baixas no início da temporada atual, disse o vice-ministro da Economia à Reuters na quarta-feira.
O país, um dos principais produtores e exportadores de trigo do mundo, vem restringindo as exportações do cereal nas últimas temporadas para evitar um aumento nos preços do pão.
"Não planejamos impor nenhuma restrição às exportações de trigo nesta temporada. A colheita é maior do que no ano passado e as taxas de exportação são menores", disse Taras Vysotskiy.
"De acordo com nossas estimativas, a colheita de trigo será de cerca de 23 milhões de toneladas (métricas), e as exportações devem atingir cerca de 17 milhões de toneladas (na temporada 2025/26)", disse ele.
A Ucrânia colheu 22,6 milhões de toneladas de trigo em 2024 e exportou 15,7 milhões de toneladas do cereal em 2024/25.
Os dados do Ministério da Economia mostraram que o país exportou 6,8 milhões de toneladas de trigo até agora nesta temporada, contra 8,6 milhões no mesmo período da temporada anterior.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Colheita do trigo é finalizada no Rio Grande do Sul
Trigo/Cepea: Preços têm movimentos distintos dentre as praças
Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t