Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
![]()
CANBERRA, 1 Dez (Reuters) - A Austrália elevou sua previsão para a produção nacional de trigo nesta temporada em cerca de 1,8 milhão de toneladas métricas, para 35,6 milhões de toneladas, consolidando as expectativas de uma safra abundante que vai se somar à grande oferta global e deve pressionar os preços.
Em um relatório trimestral de safra, a agência governamental Abares também elevou suas projeções para a safra de cevada da Austrália em cerca de 1,1 milhão de toneladas, para 15,7 milhões de toneladas, e para a produção de canola em cerca de 800.000 toneladas, para 7,2 milhões de toneladas.
A Austrália é um dos maiores exportadores mundiais das três culturas e está praticamente na metade de sua safra 2025/26.
A oferta abundante ajudou a empurrar os futuros de referência do trigo em Chicago em outubro para seu nível mais baixo desde 2020. Os preços da cevada e da canola estão se mantendo mais altos, com a cevada em particular tendo fundamentos de oferta e demanda mais firmes.
"A produção nacional da safra de inverno foi revisada para cima", disse a Abares, sigla para Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences.
Segundo ele, isso se deveu às chuvas oportunas na primavera em estágios críticos de crescimento e às temperaturas amenas da primavera na maioria das regiões de cultivo.
A produção de trigo deve ficar 4% acima dos 34,1 milhões de toneladas do ano passado, 29% acima da média de dez anos e a terceira maior para qualquer estação já registrada, segundo a Abares.
A produção de cevada deve ficar 18% acima das 13,3 milhões de toneladas de 2024/25, 33% acima da média de dez anos e ser a maior de todos os tempos.
A safra de canola está a caminho de ser a segunda maior já registrada, superando em 13% as 6,4 milhões de toneladas do ano passado e em 50% a média de dez anos, segundo a ABARES.
A mediana das estimativas de cinco analistas, pouco antes de a Abares publicar seus números, era de que a Austrália produziria 36,1 milhões de toneladas de trigo, 15,75 milhões de toneladas de cevada e 6,9 milhões de toneladas de canola nesta temporada.
(Reportagem de Peter Hobson)
0 comentário
Trigo recua mais de 2% na CBOT nesta segunda (2) com realização de lucros e pressão das exportações dos EUA
Trigo abre em leve alta na CBOT nesta segunda-feira (2)
Trigo fecha em forte alta na CBOT nesta sexta-feira (27) e acumula ganhos próximos de 3%
Paridade de importação deve definir rumo dos preços do trigo no Brasil
Trigo inicia sexta-feira (27) em alta na Bolsa de Chicago com clima e oferta no radar
Trigo fecha em alta na CBOT nesta quinta-feira (26) com ajuste técnico e clima nos EUA no radar