USDA corta safra de soja do Brasil para 94,5 mi de t e traz estoques dos EUA abaixo do esperado

Publicado em 10/02/2015 14:16

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou, nesta terça-feira (10), seu novo boletim mensal de oferta e demanda e confirmou algumas expectativas do mercado para esse relatório como um corte nos estoques finais de soja dos EUA e uma revisão negativa para a safra do Brasil. 

No caso do milho, os estoques finais dos EUA também foram reduzidos e ficaram abaixo das expectativas do mercado. Por outro lado, as safras do Brasil e da Argentina ficarm acima do esperado pelos traders. 

Dessa forma, com um boletim de poucas modificações, os negócios em Chicago exibem alterações bem pouco expressivas tanto na soja, quanto no milho. Em ambos os produtos, os negócios continuam caminhando de lado. 

Soja EUA

Os estoques finais de soja dos EUA foram revisados para baixo e foram reportados em 10,48 milhões de toneladas, contra as 11,16 milhões do boletim de janeiro. A expectativa média do mercado, entretanto, era ligeiramente maior e ficava em 10,94 milhões de toneladas. 

Ainda no quadro norte-americano, o USDA aumentou seus números para as exportações de soja do país de 48,17 milhões para 48,72 milhões de toneladas e também os dados de esmagamento, que passaram de 48,44 milhões para 48,85 milhões de toneladas. 

Soja Mundo 

A produção mundial de soja foi reportada em 315,06 milhões de toneladas, enquanto que no mês anterior esse número veio em 314,37 milhões de toneladas. Porém, os estoques finais globais recuaram e passaram de 90,78 milhões para 89,26 milhões de toneladas. 

Sobre os números da América do Sul, o USDA cortou a produção brasileira de 95,5 milhões para 94,5 milhões de toneladas, o que ficou dentro do que o mercado esperava, e aumentou, por outro lado, a produção da Argentina de 55 milhões para 56 de toneladas. A expectativa, porém, era de uma revisão menos expressiva, para algo próximo de 55,2 milhões de toneladas. 

A safra chinesa também foi elevada e passou de 11,8 milhões para 12,35 milhões de toneladas e os estoques finais chineses passaram de 14,03 milhões para 14,23 milhões de toneladas. As importações da nação asiática, porém, foram mantidas pelo USDA em 74 milhões de toneladas. 

NÚMEROS DA SOJA

USDA Soja - Fevereiro 2015

Milho EUA

As expectativas do mercado para os estoques finais do USDA eram, em média, de 47,53 milhões de toneladas e os números do boletim de fevereiro foram cortados e vieram abaixo disso, em 46,42 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, o departamento reportou ainda um aumento no volume de milho a ser destinado para a produção de etanol de 131,45 milhões para 133,36 milhões de toneladas. 

Milho Mundo

O USDA estimou ainda os estoques finais globais do cereal em 189,64 milhões de toneladas, número que ficou ligeiramente acima do esperado - 189,5 milhões de toneladas. A produção mundial também foi revista e passou para 991,29 milhões de toneladas, contra as 988,08 milhões do reporte de janeiro. 

O departamento trouxe ainda a safra brasileira de milho estimada em 75 milhões de toneladas, mesmo número do reporte anterior, porém, acima das expectativas do mercado de 74,7 milhões de toneladas. A colheita da Argetina também veio acima do esperado - 22,2 milhões de toneladas - e foi estimada em 23 milhões de toneladas. No relatório de janeiro, o número veio em 22 milhões de toneladas. 

NÚMEROS DO MILHO

USDA Milho - Fevereiro 2015

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário