USDA: Vendas semanais de soja e milho dos EUA superam expectativas do mercado

Publicado em 07/05/2015 12:40

Nesta quinta-feira (7), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou seu novo boletim semanal de vendas para exportação de grãos e trouxe números mais elevados para a soja e farelo. Já as operações com milho e óleo de soja caíram ligeiramente. 

As vendas norte-americanas de soja somaram, na semana que terminou em 30 de abril, 689,1 mil toneladas, contra 315 mil da semana anterior, e assim ficaram acima das expectativas do mercado, que eram de 570 mil toneladas. Foram 338,8 mil toneladas da safra 2014/15 e mais 350,3 mil da temporada nova. 

No acumulado do ano, portanto, o total é de 49,411 milhões de toneladas, contra a última projeção  do USDA de 48,72 milhões de toneladas para as exportações totais. No mesmo período do ciclo anterior, o total era de 44.634,1 milhões. Essas estimativas deverão ser revistas no próximo boletim mensal de oferta e demanda do departamento e a expectativa dos analistas de mercado é que de que sejam elevadas, bem como é esperado ainda um corte nos estoques finais norte-americanos da oleaginosa. 

Na mesma semana, as vendas de farelo de soja dos EUA subiram de 137,4 mil para 168,1 mil toneladas, com 136,8 mil da safra atual e mais 31,3 mil da safra nova. No acumulado do ano comercial, das 11,61 milhões de toneladas projetadas para exportação já estão comprometidas 10,227 milhões. 

No boletim, o USDA informa ainda que as vendas de óleo de soja caíram de 31,8 mil para 15,6 mil toneladas na semana que terminou no último dia 30. O volume total refere-se à uma oferta dessa temporada 2014/15. No acumulado da safra, as vendas dos EUA já totalizam 678,4 mil toneladas contra a projeção do departamento de 860 mil toneladas para o ano comercial. 

E ainda de acordo com o departamento, as vendas para exportação de milho também recuaram e passaram, em uma semana, de 945,8 mil para 897,3 mil toneladas, número, porém, que ficou acima das expectativas do mercado de 680 mil toneladas. Foram 841,9 mil toneladas vendidas da safra 2014/15 e mais 55,4 mil da safra 2015/16. 

No acumulado total do ano safra, as vendas do cereal já somam 41.158,6 milhões de toneladas frente ao projetado pelo USDA para toda a temporada de 45,72 milhões de toneladas. No ano passado, nesse mesmo período, o total já era de 44.169,2 milhões de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    A demanda mundial de farelo de soja está 16.8% maior, isso desde inicio do ano safra mundial em outubro até o mês de abril. O farelo negociado no mundo equivale a 80 milhões de toneladas de soja em grãos... A Argentina é o maior fornecedor e suas exportações estão a 32.4%. O Brasil está 12.2% e Estados Unidos a 12%, todos acima do ano anterior no mesmo período. O farelo de soja não permite armazenagem de longo prazo

    porque tem alta combustão e o aumento das exportações se traduz em consumo efetivo. Portanto, as exportações devem se manter nos mesmos níveis até o final do ano safra, o que resultará em um aumento do consumo na equivalência soja de 13,44 milhões de toneladas. O aumento do consumo de farelo de soja atribui-se ao aumento dos rebanhos e alojamentos, resultante dos elevados preços das carnes. (Fonte : SIMConsult)

    0
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Sr. Rodrigo, a relação soja x milho está a 2,52, o que parece ser o coeficiente correto. O coeficiente de 2.2 utilizado pelo mercado já não representa o crescimento dos rendimentos do milho e da soja nos últimos 10 anos. O produtividade do milho cresceu 39% e a soja 28% nos últimos 10 anos. Se a demanda por farelo de soja aumentou substancialmente, o consumo de milho deve acompanhar, porque são os principais parceiros na formulação de rações. A constatação mais relevante é o forte assédio ao milho safrinha brasileiro que já negociou cerca de 30% da produção. Segundo o IGC ( Conselho Internacional de Grãos), haverá uma redução de 49 milhões de toneladas na safra de milho mundial de 2015/6.

      0
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Os preços da estão frouxos,, o mercado está espremendo o preço de todas a comodities, e os custos estão altos,, uma coisa eu digo, o mercado tem imperfeições e coisas pontuais,, mas sim ou sim volta ao normal, e a população aumenta, e a renda de um jeito ou de outro também. Ainda bem !

      0