USDA atualiza estoques trimestrais de soja e milho nesta 4ª feira; veja as expectativas

Publicado em 29/09/2015 15:31

A próxima quarta-feira, 30 de setembro, é dia de novo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O informativo vai trazer os estoques trimestrais dos EUA na posições de 1º de setembro e, como explicam analistas internacionais, os números poderiam trazer, com mais clareza, qual foi o real tamanho da safra 2014/15 de soja do país. À espera dos novos dados, os traders buscam um bom posicionamento no mercado internacional, levando as cotações da soja e do milho, na sessão desta tera-feira (29), operarem próximas da estabilidade na Bolsa de Chicago. 

Soja

Para a soja, as estimativas da agência internacional de notícias DTN Progressive Farmer variam entre 4,49 milhões e 6,12 milhões de toneladas, com média de 5,55 milhões. Em 1º de setembro de 2014, os estoques trimestrais reportados eram vieram em 2,5 milhões de toneladas. Já em junho deste ano, quando foi divulgado o reporte para a posição de 1º de junho, o volume era de 17,01 milhões de toneladas. O ajuste esperado pelo mercado é considerável. 

"No ano passado, neste mesmo momento, o USDA segurou firme sua projeção para os estoques finais da soja em 3,54 milhões de toneladas ajustando o volume do residual, mensalmente, em seus boletins. Quando esse mecanismo já não era mais uma opção, o departamentou reduziu suas contas para 2,5 milhões de toneladas. É possível que vejamos algo similar neste ano, mas não na mesma intensidade", diz Darin Newson, analista sênior da DTN.

Milho

No cenário do milho, as projeções da agência oscilam de 41,84 milhões a 45,72 milhões de toneladas e têm média de 44,07 milhões de toneladas. Em 1º de junho deste ano, os estoques trimestrais do cereal vieram reportados em 112,96 milhões de toneladas, enquanto em 1º de setembro de 2014 marcavam 31,4 milhões de toneladas. 

"Dada a condição de que a demanda pelo milho na quarto semestre nunca, realmente, alcançou as projeções do USDA, não seria surpreendente ver um pequeno aumento nos estoques trimestrais agora de 1º de setembro em relação aos números do boletim mensal de oferta e demanda deste mesmo mês", diz Newson. "Os traders ficarão de olho na intensidade do aumento dos estoques em 1º de setembro, já que os números devem trazer um impacto expressivo sobre o andamento dos preços", completa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário