Expectativas indicam aumento nos estoques finais de soja dos EUA pelo USDA

Publicado em 12/12/2017 11:30

LOGO nalogo

O novo boletim mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta terça-feira, 12 de dezembro, não é, tradicionalmente, um reporte com muitas novidades. O último do ano, segundo analistas e consultores, traz apenas ajustes tímidos e que devem contar com impactos limitados sobre o andamento dos preços. 

Os novos números chegam às 15h (horário de Brasília) e, como tradicionalmente acontece, causam alguma especulação, ao mesmo tempo em que limitam a movimentação das cotações na Bolsa de Chicago. 

"Ninguém sabe exatamente o que o USDA vai dizer, mas a expectativa, historicamente, é de que o USDA não faça mudanças substanciais nas safras, ele tende a manter a safra americana igual. Se fizer alterações, serão pequenas, e podem vir nas exportações ou no esmagamento", explica o diretor da Labhoro Corretora, Ginaldo Sousa. "Os americanos estão atrasados em relação ao ano passado algo como 8 a 10% nas vendas. Então, eles poderiam reduzir um pouco as exportações e o esmagamento e aumentar um pouco dos estoques finais (de soja)", completa. 

Sobre os estoques finais de milho, por outro lado, a expectativa de Darin Newson, analista senior do portal internacional DTN, é de uma revisão para baixo. "Por que? Boa pergunta. Meu palpite é de que possa haver uma maior demanda no setor de rações, principalmente por parte da pecuária, que poderia vir no próximo relatório sobre o setor", diz. "As exportações estão caminhando em um ritmo mais lento do que o projetado e a demanda no etanol não deve registrar tantas mudanças. 

Números 

Estoques finais dos EUA - Sobre os estoques finais de soja dos Estados Unidos, as projeções do mercado variam entre 11,57 e 13,36 milhões de toneladas, com média de 12,11 milhões. Em novembro, o número veio em 11,57 milhões e, em dezembro de 2016 ficou em 8,19 milhões de toneladas. 

No caso do milho, as estimativas trabalham com méida de 62,92 milhões de toneladas, em um intervalo de 60,12 e 63,99 milhões de toneladas. No reporte anterior, foram estimadas 63,17 milhões e, no do ano passado, 58,3 milhões de toneladas. 

Estoques finais mundiais - Os estoques finais de soja mundiais, de acordo com as projeções do mercado, poderiam ficar entre 95,2 e 99 milhões de toneladas, com média de 97,8 milhões. Em novembro, a estimativa foi de 97,9 milhões. 

Sobre o milho, os traders apostam em algo entre 195,7 e 205 milhões de toneladas, com a média podendo ficar em 202,7 milhões de toneladas. Confirmada essa média, o número seria menor do que o do boletim de dezembro, quando vieram em 203,6 milhões de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

    Desde o plantio americano venho acompanhando o pré-relatório dos analista antes do USDA... e ate hoje o relatório foi sempre ao contrario do que falavam... será q no ultimo do ano vcs vão acertar?

    0