USDA estima redução de 1% nas áreas de soja e milho da safra nova dos EUA

Publicado em 29/06/2018 13:17

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe em seu informe sobre área plantada nos EUA, nesta sexta-feira, um aumento expressivo para o trigo e o algodão e uma redução no caso da soja e do milho em comparação à área de 2017. Pela primeira vez desde 1983, os EUA plantam mais soja do que milho.

A estimativa do USDA para a soja é de 36,26 milhões de hectares, 1% a menos do que os 36,34 milhões do ano passado. O número ficou dentro das expectativas do mercado de 36,14 a 36,71 milhões. 

Sobre o milho, o departamento projeta uma área de 36,06 milhões de hectares, contra 36,49 milhões da safra anterior. Também no caso do cereral, o número veio dentro do intervalo esperado de 35,41 a 36,02 milhões de hectares. Ainda segundo o reporte, em comparação a 2017, a área caiu ou não se alterou em 31 de 48 estados pesquisados. 

De trigo os EUA deverão plantar 19,34 milhões de hectares, 4% a mais do que no ano passado. Com esse número, que também ficou dentro do esperado, o país registra sua segunda menor área destinada ao cereal desde 1919. 

Com o maior aumento em relação à safra 2017/18 vem o algodão, que deverá ser semeado em 5,46 milhões de hectares. O espaço é 7% maior do que no ano passado.

Reuters: EUA plantam mais soja do que milho pela 1ª vez desde 1983

Por Mark Weinraub

WASHINGTON (Reuters) - Os agricultores dos Estados Unidos plantaram mais acres de soja do que milho pela primeira vez em 35 anos, mesmo com os estoques norte-americanos de soja alcançando o maior nível já registrado no início de junho, apontaram dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), nesta sexta-feira.

Quando tomaram a decisão de plantio, os produtores esperavam melhores lucros para a oleaginosa, que tem menores custos do que o cultivo do milho. Mas uma guerra comercial com a China resultou em uma queda acentuada nos preços.

O USDA disse em relatório que os agricultores plantaram 89,557 milhões de acres de soja e 89,128 milhões de acres de milho. Isso se compara à área plantada de soja de 90,142 milhões de acres e a um plantio de milho de 90,167 milhões em 2017.

    Os analistas tinham projetado o plantio de soja em 89,691 milhões de acres e o de milho em 88,562 milhões, segundo pesquisa da Reuters.

Os contratos futuros do milho e da soja na Bolsa de Chicago subiram para as máximas da sessão após a divulgação do relatório, mas rapidamente reduziram os ganhos.

"Você tem de se perguntar --com o milho caindo 47 centavos no mês e a soja caindo a 1,50 dólar-- os baixistas vão querer empurrar esses preços ainda mais para baixo com essa notícia?" disse Matt Connelly, analista de grãos e energia do Hightower Report. "Acho que não."

As estimativas de área de milho e soja aumentaram ante o relatório de intenções de plantio do USDA, divulgado ao final de março. A área de milho ficou 1,102 milhão superior na comparação com março, a maior mudança positiva entre os dois relatórios desde 2012.

    Em relação aos estoques, a oferta de soja dos EUA ficou em 1,222 bilhão de bushels em 1º de junho, superando o recorde de 1,092 bilhão em 2007.

O uso de soja foi o mais forte de todos os tempos no trimestre, com 888 milhões de bushels, mas os estoques continuaram altos devido à grande safra do ano passado.

O relatório trimestral do USDA também mostrou o estoque doméstico de milho em 5,306 bilhões de bushels, o maior número para junho desde os 5,839 bilhões de bushels em 1988 e o terceiro maior de todos os tempos.

O uso de milho subiu para um recorde de 3,59 bilhões de bushels durante o trimestre, ante 3,39 bilhões de bushels entre abril e junho de 2017.

Analistas previam os estoques de milho em 5,268 bilhões de bushels e os de soja em 1,225 bilhão de bushels, com base na média das estimativas.

O USDA também estimou a área total de trigo em 47,821 milhões de acres, acima dos 46,012 milhões do ano anterior. Isso superou as estimativas dos analistas, que variavam de 46,575 milhões a 47,700 milhões de acres.

Os estoques de trigo em 1º de junho estavam em 1,1 bilhão de bushels, em linha com as estimativas.

Produção de soja nos EUA pode chegar a 125 mi/t com crescimento da produtividade (Marcos Araujo, Agrinvest)

Podcast

Entrevista com Marcos Araújo - Analista da Agrinvest sobre o Fechamento de mercado da soja

Download
 

LOGO nalogo

Nesta sexta-feira (29), foram divulgados dois novos relatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), referentes aos estoques trimestrais e à área consolidada de plantio. Inicialmente, o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) teve uma reação positiva, mas devolveu parte desses ganhos e encerrou com 3 a 4 pontos de queda nos principais vencimentos.

Marcos Araújo, analista da Agrinvest, destaca que o mercado segue bem volátil. Além dos relatórios, as notícias de uma temperatura mais quentes nos próximos dias também influenciaram na movimentação. Contudo, o milho é o plantio mais prejudicado por essas condições, de forma que as posições da soja foram retiradas.

Análise Marcos Araújo

O mercado aguardava uma área de 89,7 milhões de acres para a soja. Contudo, o USDA trouxe 89,6 milhões de acres. Mas o potencial de produtividade da soja norte-americana aumentou, de forma que a produção pode chegar a ser de 125 milhões de toneladas.

Análise Marcos Araújo

A China, por mais que esteja fora do mercado neste momento, compra mais de 26 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos por ano e "não consegue viver" sem a soja norte-americana, já que o Brasil não tem condições de abastecer o mercado asiático sozinho.

Análise Marcos Araújo

Na comercialização local brasileira, algumas grandes empresas não estão cumprindo o tabelamento dos fretes. Os importadores chineses também pagam os custos maiores neste momento.

Confira algumas análises de Marcos Araújo no vídeo acima.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário