USDA traz números acima das expectativas para soja e milho e Chicago opera estável

Publicado em 10/01/2020 14:26

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) chegou com números pouco alterados em relação ao relatório de dezembro para os dados mensais de oferta e demanda e o mercado já reage às primeiras informações. Os traders vinham esperando uma correção na safra e nos estoques finais norte-americanos que não chegou e, diante disso, os futuros da soja e do milho encontram espaço para uma baixa no pregão desta sexta-feira (10) na Bolsa de Chicago. 

SOJA EUA

Para a safra de soja, a estimativa veio em 96,86 milhões de toneladas, contra as 96,62 milhões de toneladas estimadas em dezembro. O mercado esperava um média de 95,77 milhões de toneladas na média das expectativas. O USDA trouxe um aumento da produtividade norte-americana para 53,12 scs/ha, enquanto reduziu as áreas plantada e colhida. 

Os estoques finais  ficaram inalterados e foram ainda estimados em 12,93 milhões de toneladas, contra a média esperada de 11,76 milhões. As exportações também não foram mexidas e ficaram em 48,31 milhões de toneladas. 

SOJA MUNDO 

A produção mundial passou de 337,48 para 337,7 milhões de toneladas. Os estoques finais mundiais, por sua vez, foram revisados ligeiramente para cima e estimados em 96,67 milhões de toneladas. Em dezembro, o número veio em 96,40 milhões e as expectativas variavam de 91,7 a 97,5 milhões de toneladas. 

Na safra da América do Sul, os números foram mantidos para a Argentina, em 53 milhões de toneladas, e para o Brasil, em 123 milhões de toneladas. 

USDA Soja

MILHO EUA

A safra americana de milho foi estimada em 347,8 milhões de toneladas, contra as 347,01 milhões do boletim anterior. A média esperada pelos traders era de 342,77 milhões, de um intervalo de 330,98 e 348,02 milhões. 

Do mesmo modo, o USDA trouxe ainda uma redução dos estoques finais norte-americanos do cereal de 48,52 para 48,06 milhões de toneladas. A média esperada pelos traders era de 44,53 milhões. 

MILHO MUNDO

Os estoques finais do mundo foram reportados pelo USDA em 297,81 milhões de toneladas, contra 300,56 milhões de toneladas do relatório de dezembro. As projeções do mercado variavam de 290,5 a 301 milhões de toneladas. 

A produção argentina foi mantida em 50 milhões de toneladas e a brasileira em 101 milhões, mesmos números do reporte do mês passado. 

USDA Milho

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    A Conab, em seu último relatório, não divulgou os dados da soja. A burocracia brasileira faz discursos inflamados sobre sermos o celeiro do mundo, mas não consegue fazer um relatório melhor do que o do USDA.... Na Conab tem um agronomo que faz análises de conjuntura, os relatórios dele até que passam por média, só que quando o sujeito sai de férias (é uma suposição), o relatório não sai... A ministra Tereza Cristina é responsável pela Conab, mas, como todo politico, prefere gastar seu tempo e muito de nosso dinheiro viajando..., enxadão é coisa da escravatura, que o mula aboliu, agora é viajar de primeira classe em boca livre, debaixo de uma boa aba... Pergunto aos produtores: é possivel fazer uma boa lavoura sem boas máquinas, boas sementes, bons produtos? É possivel ter influencia no mundo sem termos bons relatórios oficiais? A Conab nos custa 5 bilhões por ano e não tem serventia alguma, a não ser como criadouro de fanáticos que, ao menor sinal de exigencia de esforço (talvez falte capacidade), saem gritando mula livre.... Por outro lado, quem sabe se a Abiove não recebe dinheiro público? A Fiesp recebia e acho que ainda recebe... Que falem os empresários que "fazem acontecer" com o dinheiro alheio... Enquanto houver essa megalomania teimosa - que se recusa a resolver os problemas da burocracia brasileira - ouviremos apenas discursos vazios e gritos de impotencia.

    5
    • Marcelo Campo Grande - MS

      Bom dia Rodrigo Polo Pires!

      O relatório divulgado da CONAB, foi só o resumo, o oficial ainda está para ser apresentado.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Marcelo... Os dados compilados no relatório da Conab são da Secex, que já publicou os dados do mes de dezembro e os dados semanais de janeiro, o USDA soltou o relatório completo e a data divulgada pelo site da Conab para divulgação dos dados foi no dia 8 passado. Por que não sairam os dados?

      0