USDA: Com clima favorável, plantio de milho e soja dos EUA ficam acima das expectativas do mercado

Publicado em 04/05/2020 17:20

LOGO nalogo

Os números do avanço do plantio da nova safra de grãos dos EUA pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportados no final da tarde desta segunda-feira (4) vieram confirmando o bom ritmo esperado pelo mercado e ainda superaram as expectativas dos traders. 

A semeadura da soja chegou a 23% da área estimada, enquanto as projeções variavam de 16% a 18%. Há uma semana, o índice era de 8%, em 2019 - lembrando que este foi um ano atípico para a agricultura norte-americana em função do clima extremamente adverso - eram 5% e a média das últimas cinco safras é de 11%. 

Alguns dos estados mais importantes na cultura da soja como Illinois e Iowa já tem índices de, respectivamente, 31% e 46%, contra 3% e 7% do ano passado, nesse mesmo período. 

Para o milho, o plantio até o último domingo (3) estava completo em 51% da área, contra expectativas de 45% a 48% e frente aos 27% da semana anterior. Em 2019 eram 21% e a média plurianual para o cereal é de 39% para este período do ano. 

Ainda sobre o grão, o USDA reportou que 8% das lavouras já emergiram, contra 3% da semana anterior, 5% do ano passado e 10% de média dos últimos cinco anos. 

"Começou muito bem o plantio da soja (e do milho) nos EUA e ainda há a possibilidade de transferência de área de milho para a soja por conta do etanol que acabam trazendo esse ambiente mais negativo para os fundamentos hoje", explica Luiz Fernando Gutierrez, analista de mercado da Safras & Mercado. 

Ainda segundo Gutierrez, as condições climáticas foram bastante positivas para os trabalhos de campo nas últimas duas semanas, e isso vem refletido nos números de hoje. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário