USDA: Com clima favorável, plantio de milho e soja dos EUA ficam acima das expectativas do mercado

Publicado em 04/05/2020 17:20 1751 exibições

LOGO nalogo

Os números do avanço do plantio da nova safra de grãos dos EUA pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportados no final da tarde desta segunda-feira (4) vieram confirmando o bom ritmo esperado pelo mercado e ainda superaram as expectativas dos traders. 

A semeadura da soja chegou a 23% da área estimada, enquanto as projeções variavam de 16% a 18%. Há uma semana, o índice era de 8%, em 2019 - lembrando que este foi um ano atípico para a agricultura norte-americana em função do clima extremamente adverso - eram 5% e a média das últimas cinco safras é de 11%. 

Alguns dos estados mais importantes na cultura da soja como Illinois e Iowa já tem índices de, respectivamente, 31% e 46%, contra 3% e 7% do ano passado, nesse mesmo período. 

Para o milho, o plantio até o último domingo (3) estava completo em 51% da área, contra expectativas de 45% a 48% e frente aos 27% da semana anterior. Em 2019 eram 21% e a média plurianual para o cereal é de 39% para este período do ano. 

Ainda sobre o grão, o USDA reportou que 8% das lavouras já emergiram, contra 3% da semana anterior, 5% do ano passado e 10% de média dos últimos cinco anos. 

"Começou muito bem o plantio da soja (e do milho) nos EUA e ainda há a possibilidade de transferência de área de milho para a soja por conta do etanol que acabam trazendo esse ambiente mais negativo para os fundamentos hoje", explica Luiz Fernando Gutierrez, analista de mercado da Safras & Mercado. 

Ainda segundo Gutierrez, as condições climáticas foram bastante positivas para os trabalhos de campo nas últimas duas semanas, e isso vem refletido nos números de hoje. 

Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário