USDA: Cenário de clima permanece favorável e plantio do milho já alcança 80% nos EUA

Publicado em 18/05/2020 17:38 2202 exibições

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) chega com seu novo boletim semanal de acompanhameto de safras nesta segunda-feira (18) indicando o plantio do milho já concluído em impressionantes 80% da área estimada para a safra 2020/21 até o último domingo. O número fica dentro das expectativas do mercado, que eram de 79% a 87%. 

Na semana passada, o índice estava em 67%, há um ano em 44% e a média dos últimos cinco anos para o período é de 71%. Ainda sobre o cereal, o USDA informa que 43% das lavouras já emergiram, contra 24% da semana anterior, 16% de 2019 e 40% de média dos últimos cinco anos. 

SOJA

Ainda de acordo com o boletim, o plantio da soja foi concluído em 53% da área, também dentro do intervalo esperado pelos traders, de 50% a 63%. O número da semana anterior era de 38%, do ano passado de 16% e a média plurianual é de 38%. 

O boletim traz a informação ainda de que 18% dos campos da oleaginosa já germinaram, contra a média de 12% dos últimos anos, 7% da semana anterior e 4% do ano passado, nessa mesma época.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Nos EUA, as atuais condições de clima ainda favorecem muito o andamento dos trabalhos de campo e o estágio inicial de desenvolvimento das lavouras, cenário bem diferente do registrado há um ano. 

Para os próximos dias, até sexta-feira (22), parte do Meio-Oeste e das Planícies podem receber algumas novas rodadas de chuvas leves, á exceção da porção leste do Corn Belt. O mapa abaixo ilustra as condições para tal período. 

Chuvas EUA 72h

"Temos uma safra que se inicia muito bem, com um ritmo de plantio bem acima da média, influenciado também pela safra passada. O produtor que viu as chuvas chegando rapidamente, não conseguindo plantar, agora observa um clima mais seco, uma oportunidade de plantar ele não a desperdiça", explica o analista de mercado Cristiano Palavro, da ARC Mercosul. "E ele planta com velocidade para escapar de qualquer chegada de chuva excessiva mesmo que isso não esteja no radar", completa. 

Segundo Palavro, a safra tem condições permitindo que a semeadura seja concluída em uma "janela ótima". Já no médio prazo, os mapas mostram chuvas dentro da normalidade, com pontuais regiões onde elas podem ficar um pouco acima da média. Já no início da colheita, estas primeiras previsões já indicam volumes ligeiramente abaixo do normal, o que também deverá contribuir para o bom trabalho de campo. 

Aos poucos, ainda como explica o analista, o que deverá ser observado ao lado da questão climática é a migração de área que ainda pode ser observada do milho para a soja. 

Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário