USDA traz vendas semanais de soja dos EUA dentro das expectativas, mas fracas

Publicado em 04/06/2021 16:26

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de vendas para exportação nesta sexta-feira (4) - como exceção já que houve feriado na última segunda-feira (31) - com números acima do esperado para a safra velha de milho e dentro das expectativas nos demais produtos - soja, farelo e óleo. 

MILHO

Na semana encerrada em 27 de maio, as vendas semanais de milho 2020/21 totalizaram 531,1 mil toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre o cancelamento de 200 mil toneladas e a venda de 400 mil. Assim, o total já comprometido na temporada chega a 69,108,2 milhões de toneladas, bem acima do registrado há um ano. O Japão foi o maior comprador. 

Da safra nova, as vendas somaram 439,5 mil toneladas, dentro das expectativas do mercado de 300 mil a 900 mil toneladas. Ainda com um número mais tímido do que nas últimas semanas, a China segue como principal compradora do cereal norte-americano. 

SOJA

Já as vendas de soja da safra velha dos Estados Unidos foram de 17,8 mil toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre o cancelamento de 100 mil e vendas de 200 mil toneladas. O maior volume foi adquirido pelos japoneses. No acumulado do ano comercial, as vendas americanas chegam a 65,136,9 milhões de toneladas, volume bem maior do que há um ano, quando eram pouco mais de 42 milhões de toneladas. 

Os EUA venderam ainda 180,3 mil toneladas de soja da safra 2021/22 frente ao intervalo esperado pelo mercado de 0 a 400 mil toneladas, sendo a maior parte para destinos não revelados. 

FORÇA DA DEMANDA X PREÇOS ALTOS

Esta é a sexta semana consecutiva em que a China não comparece com novas vendas de soja 2021/22 no mercado norte-americano, o que segue chamando a atenção do mercado. 

"As margens estão muito ruins para a safra americana, reduzindo fortemente seu apetite. Além disso, a soja brasileira se mostra mais competitiva para agosto e setembro em relação à americana", explicam os analistas de mercado da Agrinvest Commodities. 

Os altos preços fazem com que a força da demanda pela oleaginosa acabe comprometida. Ainda de acordo com a consultoria, o total vendido pelos EUA na última semana entre safras nova e velha abaixo de 200 mil toneladas é a menor da temporada. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário