USDA informa nova venda de soja e volume passa de 1 mi de t na semana; China de volta

Publicado em 24/06/2021 11:43

LOGO nalogo

Os Estados Unidos venderam mais soja para a China nesta quinta-feira (24). De acordo com o anúncio diário do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), foram 392 mil toneladas da oleaginosa 2021/22, sendo 132 mil para a China e 260 mil para destinos não revelados. 

Este é o terceiro anúncio da semana e com ele o volume total vendido pelos EUA para a nação asiática e mais destinos não revelados chega a 1,178 milhão de toneladas, depois de dois meses sem novos informativos. 

Os chineses estão aproveitando as baixas recentes nos preços da soja e chegam por meio de suas estatais ao mercado de olho em mais produto para recompor suas reservas. 

"Traders comentam sobre mais compras por parte da Sinograin, volumes de oito a dez barcos. As compras estão sendo destinadas para suas reservas", acredita a Agrinvest Commodities. 

E não só as compras estão sendo feitas nos EUA, como no Brasil. De sexta (18) e terça-feira (22) cerca de 11 navios - ou cerca de 660 mil toneladas - de soja brasileira teriam sido comprados pela China, conforme informações apuradas junto à Pátria Agronegócios, também diante das cotações mais baixas sendo registradas nos últimos dias em função do recuo dos futuros na CBOT. 

O Brasil segue apresentando soja mais competitiva em relação à norte-americana, pelo menos, até agosto, quando ainda conta, principalmente com prêmios mais baixos nos próximos meses. A partir de setembro, a situação começa a mudar. 

Leia Mais:

+ China compra quase 700 mil t de soja dos EUA, mas BR ainda é mais competitivo até agosto

"O chinês está vendo nossa soja como uma barganha, está comprando o que há remanescente porque sabe que mesmo com a safra cheia nos EUA não será suficiente para atender toda a demanda asiática e internas no Brasil e nos EUA. O chinês agora é o puro reflexo de que os preços da soja estão baratos agora e eles estão voltando com compras cada vez mais agressivas", explica Matheus Pereira, diretor da Pátria. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário