USDA mantém índice de lavouras em boas/excelentes condições para soja e diminui no milho

Publicado em 28/06/2021 18:42 e atualizado em 29/06/2021 08:15

LOGO nalogo

Por mais uma semana, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reduziu seu índice de lavouras de milho em boas ou excelentes condições, passando o número, em uma semana, de 65% ara 64%. O mercado, todavia, esperava um aumento para 66%. Há um ano, o índice era de 73%. Em condições regulares estão 28%, contra 29% da semana anterior, e 8% em situação ruim ou muito ruim, contra 6% há uma semana. 

O USDA informou ainda que 4% das lavouras de milho estão na fase de embonecamento, mesmo número do ano passado, mas abaixo dos 6% de média dos últimos cinco anos. 

SOJA

No caso da soja, o índice foi mantido em 60% para lavouras em boas ou excelentes condições, porém, o mercado esperava uma correção para 61%. Em 2020, neste mesmo período, eram 71%. E ainda de acordo com o boletim, são ainda 31% das plantações em condição regular e 9% em condições ruins ou muito ruins, mesmos números da semana passada. 

Também de acordo com dados do reporte divulgado nesta segunda-feira (28), 14% dos campos cultivados com soja estão em fase de florescimento, contra 5% da semana passada, 13% do ano passado e 11% de média dos últimos anos. 

CLIMA X POTENCIAL DAS LAVOURAS

As condições de clima para o Corn Belt seguem no centro das atenções não só do mercado, mas principalmente para os produtores norte-americanos, em especial os que estão em estados mais a oeste dos EUA. O milho entra em seu mês determinante - julho - nos próximos dias, e a preocupação é crescente. 

"Os ratings da safra nacional estão em extremos. O índice das condições do milho (baseados em dados do USDA e da StoneX) estão em 367 pontos, ligeiramente abaixo da média de 10 anos de 373, o que resultaria em uma produtividade média de 176,4 bushels por acre (184,52 sacas por hectare) e caindo", afirma Arlan Suderman, economista chefe de commodities da StoneX Group.

O gráfico abaixo mostra os dados explicados por Suderman. 

Gráfico milho StoneX

Fontes: USDA + StoneX

E para os próximos dias, o calor volta a ser uma preocupação para os produtores norte-americanos. Os últimos mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, mostram que as temperaturas tendem a ficar acima da média nos intervalos dos próximos 6 a 10 e 8 a 14 dias. 

A primeira imagem mostra as condições esperadas para o período de 4 a 8 de julho, com temperaturas bem acima da normalidade para a época em estados como das Dakotas, Minnesota, Iowa, Nebraska e Wisconsin. 

Clima nos EUA de 4 a 8 de julho - Fonte: NOAA

Condições semelhantes são esperadas para o período de 6 a 12 de julho, porém, pegando parte a metade norte de Illinois, Indiana e Ohio, como mostra a imagem abaixo. 

Clima nos EUA 6 a 12 de julho - Fonte: NOAA

Do mesmo modo, são esperadas chuvas ainda mal distribuídas - como as que foram observadas no último final de semana - com volumes melhores, e acima da média em alguns pontos do cinturão, ainda sendo previstos para o leste dos Estados Unidos.  

Clima nos EUA de 4 a 8 de julho - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para 4 a 8 de julho - Fonte: NOAA

Clima nos EUA 6 a 12 de julho - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para 6 a 12 de julho - Fonte: NOAA

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário