USDA: Com demanda fraca, vendas semanais de soja dos EUA vêm negativas mais uma vez
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte semanal de vendas para exportação de grãos com números de soja e farelo abaixo das expectativas do mercado para a safra velha e mais sinais de um consumo mais contido agora. Para o milho, números dentro do esperado para ambas as safras.
"A demanda foi muito fraca para todos os produtos, com exceção do trigo. A média móvel de quatro semanas das vendas de soja caiu para o território negativo", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.
SOJA
As vendas semanais de soja 2021/22 dos EUA vieram mais uma vez negativas, nesta semana em 362,9 mil toneladas, enquanto o mercado esperava algo entre 200 mil negativas e vendas de 200 mil toneladas. Entre os compradores, o destaque se deu para a Holanda. Com esse novo recuo, o volume comprometido de soja pelos EUA volta a cair e fica em 59,462,9 milhões de toneladas, enquanto a estimativa total do USDA é de 59,06 milhões de toneladas.
"Novamente tivemos grandes cancelamentos de soja, com buybacks de 340 mil toneladas. Em quatro semanas, os buybacks passam de 1,2 milhões de toneladas. A China cancelou 131 mil, mas ainda tem em seu nome 1,36 milhão de toneladas. O Brasil ficou bem mais barato em relação aos EUA para os embarques julho, agosto e setembro. O USDA precisa cortar suas estimativas de exportação para a safra velha, hoje em 59,06 milhões de toneladas. Hoje, o programa está bem mais para 57,5 milhões", diz Vanin.
Da safra nova, as vendas norte-americanas da oleaginosa somaram 113,9 mil toneladas, ficando dentro das expectativas do mercado que variavam de 100 mil a 300 mil toneladas. A China foi a principal compradora.
MILHO
Os Estados Unidos venderam ainda, na semana encerrada em 7 de julho, 59 mil toneladas de milho, contra projeções do cancelamento de 100 mil à vendas de 300 mil toneladas. O Japão foi o principal destino do grão norte-americano. Todavia, para o cereal também foi registrado um cancelamento de 64 mil toneladas.
"O milho americano continua muito caro comparado à Argentina e Brasil. A demanda global está muito fraca", complementa o analista da Agrinvest.
Da safra nova, as vendas foram de 348,2 mil toneladas, também dentro do intervalo de expectativas de 100 mil a 400 mil toneladas. Os japoneses também foram os principais compradores do grão 2022/23 dos EUA na semana passada.
DERIVADOS DE SOJA
Os Estados Unidos venderam ainda 8,2 mil toneladas de farelo de soja da safra velha, contra expectativas de 50 mil a 300 mil toneladas, com o Canadá sendo o principal destino. Da safra nova, as vendas foram de 145,9 mil toneladas, enquanto as projeções do mercado variavam de 0 a 50 mil toneladas.
O USDA informou ainda a venda de 1 mil toneladas de óleo de soja 2021/22, também dentro do que o mercado esperava de 0 a 20 mil toneladas. Não foram registradas vendas da safra nova.
0 comentário
USDA reduz levemente produção e estoques finais de soja nos EUA; milho tem safra maior
USDA: Vendas semanais de soja e milho dos EUA ficam dentro das expectativas do mercado
USDA deve trazer revisão nos dados de produtividade e aumentar safras de soja e milho dos EUA
USDA: Colheita de milho começou nos EUA, superando média e ano passado, nestes mesmo período
USDA: Vendas semanais de milho da safra 24/25 dos EUA ficam acima do esperado; soja também vem forte
USDA informa venda de mais de 100 mil t de sorgo para a China