USDA: Vendas semanais de soja e milho dos EUA ficam dentro das expectativas

Publicado em 02/11/2023 12:05
Por outro lado, trigo e farelo de soja têm volumes aquém do esperado

Logotipo Notícias Agrícolas

O novo boletim semanal de vendas semanais para exportação trazido pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportado nesta quinta-feira (2) trouxe números abaixo do esperado para o trigo e o farelo de soja, mas dentro das expectativas para soja, milho e óleo. 

SOJA

Na semana encerrada em 26 de outubro, os EUA venderam 1,010 milhão de toneladas de soja em grãos, enquanto o intervalo esperado pelo mercado era de 900 mil a 1,5 milhão de toneladas. O volume foi 27% menor em relação à semana anterior e 13% na comparação com a média das últimas quatro semanas. A China foi a principal compradora da oleaginosa americana. Em toda temporada, o país já comprometeu 23,269,1 milhões de toneladas, contra pouco mais de 32 milhões do mesmo período do ano passado. A estimativa total do USDA é de que as exportações norte-americanas sejam de 47,76 milhões de toneladas. 

MILHO

Os EUA venderam ainda 748,1 mil toneladas de milho, também dentro das projeções de 600 mil a 1,2 milhão de toneladas e o México foi o principal destino. Em relação à semana anterior, o volume foi 45% menor e 40% na comparação com a média das últimas quatro semanas. O país já comprometeu, 18,275,4 milhões de toneladas, superando o mesmo período do ano anterior, quando pouco mais de 14 milhões de toneladas já estavam vendidas. As exportações norte-americanas de milho deverão ser, em toda temporada 2023/24, de 51,44 milhões de toneladas, segundo a última estimativa do USDA. 

TRIGO

As vendas semanais de trigo foram de 275,6 mil toneladas, abaixo das expectativas do mercado de 300 mil a 600 mil toneladas, com a Tailândia sendo o principal destino do grão americano. As vendas ficaram 24% abaixo do total da semana anterior, enquanto apresentaram um declínio de 43% em relação à média das últimas quatro semanas. Os EUA já venderam 11,362,4 milhões de toneladas de trigo em todo ano comercial, contra 12,7 milhões no mesmo período da temporada anterior. As exportações americanas estão estimadas em 19,05 milhões de toneladas. 

DERIVADOS DE SOJA

Na última semana, os EUA venderam ainda 86,4 mil toneladas de farelo de soja e o número ficou aquém do esperado pelo mercado, algo entre 250 mil e 550 mil toneladas. O México foi o principal destino. Na temporada, as vendas americanas do derivado já chegam a 5,608 milhões de toneladas, superando o mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 3,9 milhões de toneladas já haviam sido comprometidas. O USDA estima as exportações totais de farelo de soja em 13,88 milhões de toneladas. 

As vendas de óleo de soja, por sua vez, foram de 1,9 mil toneladas, a maior parte para a China. O mercado esperava algo entre 0 e 10 mil toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário