Soja & Milho: Vendas semanais acima do esperado dão sinais importante sobre competitividade dos EUA

Publicado em 30/11/2023 14:52

Logotipo Notícias Agrícolas

O relatório semanal de vendas para exportação do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado nesta quinta-feira (30) trouxeram bons sinais sobre a demanda pelos grãos norte-americanos, com números de soja e milho acima das expectativas do mercado. O acompanhamento dos números e, principalmente, a intenção de vendas do produtor americano é bastante necessário e traz sinais importantes sobre o comportamento das cotações na Bolsa de Chicago. 

"Por boa parte do ano, o principal driver para os futuros da CBOT é a competitividade dos EUA em relação aos demais exportadores. Neste momento, o acompanhamento do cash - o mercado físico nos EUA - é fundamental", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities. 

SOJA 

Na soja, os EUA venderam, na última semana, 1,895,3 milhão de toneladas, acima das expectativas de 850 mil a 1,5 milhão. A China tem feito boas compras da oleaginosa americana e, como tradicionalmente acontece, a nação asiática figurou como principal destino. Com este volume, o total já comprometido pelo país chega a 30,950,2 milhões de toneladas, contra mais de 37 milhões no mesmo período do ano passado e frente às estimativas totais de 47,76 milhões de toneladas do USDA para todo o ano comercial.

"Na semana passada, traders reportaram vendas de pelo menos 10 barcos para a Sinograin para embarque de janeiro a março. Esta semana a Sino continua comprando", complementa Vanin. 

MILHO

As vendas semanais de milho norte-americanas foram de 1,927,8 milhões de toneladas, também superando o intervalo esperado pelo mercado de 600 mil a 1,2 milhão de toneladas. Destinos não revelados responderam pela maior parte das compras na última semana e, no acumulado do ano comercial, os EUA já venderam 24,458,5 milhões de toneladas, masi do que as pouco mais de 18 milhões do mesmo período do ano passado. O USDA estima que as vendas de milho do país, em todo ano comercial, somem 52,71 milhões de toneladas. 

"O milho americano passou a ser mais competitivo para embarque janeiro em relação ao Brasil. Grandes importadores na Ásia foram compradores de milho americano nesta última semana. Foram registrados reportes de vendas de milho Fob PNW (pelos portos do Pacífico) a níveis bem competitivos", afirma o analista da Agrinvest. 

DERIVADOS DE SOJA 

Ao contrário do grão, o farelo de soja registrou vendas abaixo das expectativas do mercado - de 150 mil a 350 mil toneladas - totalizando 64,6 mil toneladas da safra 2023/24. A Colômbia foi o principal destino. 

"Depois de semanas de fortes vendas, o encarecimento do flat price acabou reduzindo o interesse dos compradores. Os prêmios no Brasil caíram bem nas últimas duas semanas, deslocando a demanda. E ainda corre por fora a forte redução do processamento na Argentina para os próximos meses". 

De óleo de soja, as vendas dos EUA foram de 700 toneladas, também dentro das expectativas do mercado, que variavam entre o cancelamento de 5 mil e as vendas de 10 mil toneladas. O Canadá foi o principal destino. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário