Chicago: Soja e milho avançam mesmo com trigo em queda

Publicado em 01/06/2011 09:36 e atualizado em 01/06/2011 12:20
Com suporte na valorização do milho, a soja iniciou a sessão diurna desta quarta-feira em alta na Bolsa de Chicago. Nos últimos pregões, as duas commodities não conseguiram se sustentar frente as fortes baixas do trigo.

O que dá suporte aos preços hoje é o recuo do dólar índex, que torna as commodities mais atrativas para os investidores e importadores.

O que limita as altas, por outro lado, é a melhora do clima nos Estados Unidos, principalmente na região leste do Corn Belt. Mesmo diante de números que confirmam um atraso no plantio, a previsão é que depois do excesso de chuvas, a região tenha dias mais quentes e secos, contribuindo para os trabalhos de campo.

USDA: Nos EUA, plantio da soja e do miho segue atrasado

Segundo o relatório de acompanhamento de safra divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), até o último domingo (29), o plantio da soja chegava a 51%  da área estimada em 31 milhões de hectares.

O processo segue atrasado no Estados Unidos, uma vez que, no mesmo período do ano passado, a semeadura estava em 71% da área e a média dos últimos cinco anos também é de 71%.

O avanço foi pouco nos dois principais estados produtores norte-americanos. Em Iowa, até o último dia 29, o plantio chegava a 87%, frente a 89% no mesmo período do ano passado. Em Illinois, a semeadura estava em 59%, enquanto em 2010, neste mesmo período, eram de 69%.
 
Ainda de acordo com o reporte, a emergência das lavouras também é lenta. Até o último domingo, 27% das plantações já haviam emergido, ante 43% do mesmo período de 2010 e 39% na média plurianual.

Milho - No caso do milho, a área plantada chegava a 86% da área estimada pelo departamento em 31,313 milhões de toneladas. Assim como na soja, a semeadura segue atrasada. No ano passado, nesta mesma época, o plantio já registrava 99% e a média dos últimos cinco anos é de 93%.

No estado de Iowa, o plantio evoluiu de 98% para 99% em uma semana, ficando em linha com o registrado no ano passado. Já em Illinois,o avanço foi maior - de 90% para 94%. Porém, em relação ao ano passado, há um atraso, já que nesse mesmo período, em 2010, o processo já estava em 99%. 

O USDA informou ainda que 66% das lavouras haviam emergido, frente os 83% de 2010 e os 78% da média plurianual. Além disso, o boletim informou também que 63% das lavouras de milho estão em boas ou excelentes condições. Em 2010, eram 76%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário