Primeiro trimestre registra queda de 5% nas compras de fertilizantes com aperto no crédito e incertezas em relação aos juros e dólar

Publicado em 07/05/2015 13:10
Primeiro trimestre registra queda de 5% nas compras de fertilizantes com aperto de crédito e incertezas do produtor em relação aos juros e dólar
A demora na liberação do crédito agrícola, aliado ao alto preço dos fertilizantes, que iniciaram 2015 impulsionados pela forte valorização do dólar frente ao real, tem dificultado a comercialização desses produtos.

De acordo com Associação Nacional para Difusão de Adubos, no primeiro trimestre do ano foi registrado uma queda de 5% nas compras de fertilizantes, por conta dessas indefinições no plano safra.

David Roquetti Filho, diretor executivo da ANDA, explica que diante desse cenário podemos ver uma concentração maior de comercializações no segundo semestre do ano, implicando em problemas logísticos. Sazonalmente 40% das vendas ocorrem no primeiro semestre e 60% depois do junho, "e a porcentagem de entregas em relação ao primeiro semestre vem subindo 0,78% ao ano", explica.

Levantamentos mostram que em 2015 podemos ter uma redução nas vendas de 1.200 milhão toneladas de fertilizantes, se comparado 32,2 milhões de toneladas em 2014. Essa redução pode representar um encolhimento na área ou uma diminuição em tecnologia na safra 2015/16, afirma Roquetti.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Podem ter como certeza esses custos dos fertilizantes..., mas quem tiver reservas no solo, vai reduzir o uso drasticamente ou sequer usar fertilizante... Eu estou propenso a isso, reduzir drasticamente ou cortar o fertilizante para próxima safra.

    0