Mosca branca traz prejuízos diretos e indiretos às lavouras com redução na produtividade e impactos na qualidade dos produtos

Publicado em 22/01/2016 12:17
Além de se alimentar da planta, reduzindo área para fotossíntese, mosca branca pode inocular vírus que transmite doenças e prejudica o desenvolvimento das lavouras

A mosca branca, como é popularmente conhecida, teve seus primeiros relatos no Brasil na década de 1920, porém a partir dos anos 1990 o inseto vem intensificando seus danos nas lavouras.

Segundo o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rui Scaramella Furiatti, o inseto pode "ocasionar anomalias no cultivo de forma direta e indireta". Entre os danos diretos está a sucção da seiva e o efeito deformante na planta causado pela saliva tóxica do inseto. Já entre os danos indiretos se destaca a transmissão de vírus e a fumagina (fungo preto que cobre a folhagem das plantas).

"No caso do tomate, por exemplo, é possível encontrar manchas no fruto de cor clara, e uma aparência interna de isopor, e a redução de crescimento da planta (enfezamento), devido ao fato do inseto sugar a seiva", explica Furiatti.

A falta de manejo das grandes populações da mosca em lavouras de soja tem contribuído para o aumento da presença do inseto, especialmente no cerrado brasileiro. Para Furiatti, a ausência de controle no inicio da entrada dos adultos em uma área, é a grande problemática para o controle do inseto no Brasil.

Entre os fatores responsáveis pelo aumento da população  estão: plantios consecutivos de soja, feijão e algodão, entre outros hospedeiros cultivados; plantas voluntárias e socas; hospedeiros naturais; altas temperaturas. Segundo ele, no caso da soja é fundamental o monitoramento semanal para acompanhar a presença do inseto nas plantações.

"Quando há a presença de vírus e do inseto adulto bem disseminado em uma região o problema vai ficando maior. Então é preciso 'atacar' a fonte do vírus e de onde vem a mosca adulta na migração inicial - que deve ser mais combatido, e não o contrário como ocorre hoje -", ressalta o professor.

Na próxima semana o professor Rui Scaramella Furiatti explica as medidas de controle para a mosca branca, que tem sido um problema crescente de danos nas lavouras.

Syngenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário