Vilma, a jibóia! Dilema no sítio de João Batista Olivi

Publicado em 07/03/2016 15:57

Alfredo Guarischi: O veneno da jararaca

Publicado na coluna de Ricardo Noblat

Cobras não fazem política, porém lembram algumas de suas práticas. São répteis exclusivamente carnívoros que engolem suas vítimas inteiras. A ciência reconhece mais de 20 famílias, 465 gêneros e mais de 2.900 espécies. No Brasil, são quase 400 espécies diferentes, sendo mais de 60 peçonhentas.

A jararaca (em biologia, família Viperidae, gênero Bothrops) é robusta, porém menor que as outras do mesmo gênero. De enorme capacidade adaptativa, é a espécie mais comum na Região Sudeste brasileira. Troca de pele à medida que cresce, ao longo de toda sua vida. Parece político?

A maioria das espécies de jararacas vive em ambiente preferencialmente úmido, como a beira de rios, onde também se encontram ratos e sapos, seus pratos prediletos. Dorme durante o dia debaixo de folhagens, mas gosta de tomar sol. Com hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares, tem comportamento agressivo ao ver se aproximar uma eventual vítima; suas presas inoculadoras de veneno se projetam no momento do bote.

Perigosíssima, é a responsável por mais de 90% das vítimas de cobras peçonhentas no Brasil. A maioria de suas picadas atinge os membros, e seu veneno produz dor no local, equimose, edema, hemorragia, necrose, podendo levar a paralisia dos rins. As vítimas devem ser internadas para receber o soro específico. Mesmo que atendido a tempo e num local que tenha experiência com esse tipo de problema, um por cento das vítimas morre. Hoje morre mais gente de dengue e tuberculose!

No Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos, do Ministério de Saúde, que não é atualizado desde 2001, aprendemos que são notificados 20 mil acidentes ofídicos por ano, em geral trabalhadores no campo. Somente em 2014, surgiu outra publicação oficial, desta vez pela Fundação Ezequiel Dias, vinculada à Secretaria de Saúde do governo de Minas Gerais. Esse excelente manual, muito bem ilustrado, ensina até como se prevenir de acidentes com animais peçonhentos.

Sendo ora presas de gaviões, corujas e falcões e ora predadoras de diversos animais, inclusive ratazanas, as serpentes contribuem para o equilíbrio ecológico, não sendo adequado eliminá-las sistematicamente. Cabe ao homem se prevenir dos seus ataques, mas, se necessário, eliminá-las, para se defender. O ideal é capturá-las com técnica adequada, para que sejam utilizadas por cientistas na produção de soro contra seu veneno, para salvar vidas.

Recentemente, ao ouvir um político experiente se comparar a uma jararaca, fiquei preocupado com o simbolismo da metáfora.

No Brasil, o ecossistema e o sistema político estão em constante e progressivo desequilíbrio. As jararacas, escorpiões e aranhas têm seu inequívoco papel na ecologia. O que se espera é que os políticos tenham equilíbrio para não envenenar o país. Caso isso não aconteça, desculpem a metáfora, a cobra vai fumar, obedecendo a Constituição.

Tags: Alfredo Guarischi, jararaca, Lula, répteis

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    A turma dos militares que salvou o Brasil das garras do comunismo, na década de 1960, cometeu tres grandes erros: 1) Não fez propaganda para conscientizar os brasileiros de um modo geral de que os tinha livrado do socialismo comunista; 2) Fortaleceu o "positivismo" no sistema juridico brasileiro, a "justiça romana" adequada ao parlamentarismo monárquico, e nunca ao presidencialismo adotado equivocadamente em 1889; e 3) Não destruiu o "ovo da serpente", que deu origem à esta víbora que está aí para lhes picar na perna de todos eles..., para quem não sabe o Ministério da Defesa todinho está cedido aos Partidos comunistas. Para aqueles que não sabem, no nosso sistema juridico em vigência (sistema romano) o Rito Processual é mais importante do que o Mérito da Questão. Já ouviu aquele ditado: "vc pode até ter razão mas vai preso igual?"... pois é, o rito vem dali... Ou seja, o processo é mais importante que a causa moral... Se não houver uma ruptura institucional nesse sistema bolivariano nosso SUBDESENVOLVIMENTO está garantido por décadas!!!.

    6
    • Rogerio Nogueira Alvorada - TO

      Vejo que as instituições vem seguindo os princípios de JOSEPH GOEBBELS "Uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade". Dai o mar de lama e descontrole que estamos inseridos,

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Senhores..eu vivi este periodo...o regime só peitava os extremistas...quem como brasileiro normal trabalhava e cuidava de sua vida a vida era normal...a mesma de hoje...falo que isto era para 99,99% da população...e o que é democracia..vontade da maioria...pois vontade da minoria é uma ditadura...

      6
    • Charles Giese Marechal Cândido Rondon - PR

      Interessante, eu sou nascido no final do Governo Militar, foi 1979, meus pais iniciaram sua jornada de trabalho e vida juntos alguns anos antes, mas tudo durante o Governo militar. Pobres e trabalhadores rurais, tiveram acesso a créditos, que em poucos anos lhes permitiu multiplicar varias vezes seu capital, e nesse período, ser agricultor, mesmo com somente 15 has de terra, te dava uma vida digna e próspera. Foi o período em que se pavimentou o Brasil, o interior do Paraná (oeste, minha regiao) foi colonizado e desbravado. Eu vivo em outra época, "democrática", que lixo se tornou esse país que desperdiça suas potencialidades, assim como seus talentos acadêmicos e empresariais. Poucos resistem a essa sangría impositiva, ou tem ânimo frente a tamanha imcompetencia administrativa. Deus ajude esse país a sair das garras das serpentes e urubús que o saqueiam. Cadeia é pouco para que rouba o povo contribuinte.

      0
    • maria cecilia erechim rs - RS

      desde que todas as serpentes e urubus fossem investigados e presos, o que lamento é ver os condenados e investigados serem escolhidos a dedo por justiceiros e a mídias inconsequente alavancando com tamanha maestria as massas interesseiras e ignorantes

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      De fato Srª. Maria, essas massas interesseiras e ignorantes infelizmente foram produzidas com o populismo de governos ditos revolucionários, onde foram ungidos heróis do povo brasileiro, como José Genuíno, José Dirceu e, agora Lula. Não sei onde isso vai parar, mas torço para que "essas massas interesseiras e ignorantes" como MST, MTST e, outros "movimentos" deixem de receber a ajuda desses governos que são administrados pelo "dirceus & lulas", inclusive um está preso, será que é por perseguição política? E comecem a trabalhar com o intuito de defender o pão de cada dia e não tomar de assalto propriedades privadas ou exigir cestas básicas e outras benesses para ficar de papo pro ar. ACABOU A MORTADELA !!!

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    O comendador cantou bonito...., aqui não, jibóia..., sai prá lá jararaca!!!. FORA DILMA, CADEIA LULA, FORA PT.

    0
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      Meu compadre Quelemém Batista,que boa fábula criaste ao vivo e a cores,parabéns e não vamos virar reféns de cobras e lagartos,senão ao invés das belas criações de frango como vimos no globo rural de domingo passado vão se transformar em ratocultura...Saudações roseanas mineiras,uai!

      0
    • Edson Berte Abelardo Luz - SC

      Parabéns João Batista, com um exemplo caseiro conseguiu explicar de maneira muito simples o que está acontecendo nos dias de hoje. Nós devemos nos unir não só para tirar essas duas cobras do telhado, mas fazer uma limpeza contínua para eliminar os filhotes que estão escondidos. E viva o Brasil!!!

      0
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      NONADA...

      0