Caixa dágua do subsolo do Sul de Minas está repleta e garante próxima safra

Publicado em 18/03/2016 15:06
CEMIG PREVÊ OUTONO EM MINAS GERAIS COM MAIS CHUVAS NO SUL, LESTE E JEQUITINHONHA

CEMIG PREVÊ OUTONO EM MINAS GERAIS COM MAIS CHUVAS NO SUL, LESTE E JEQUITINHONHA

 

 

O outono chegou neste domingo (20/3), à 1h30, com previsão de chuvas acima da média na faixa Leste de Minas Gerais e diminuição da influência do fenômeno El Niño no estado. A estação, que marca a transição entre o verão e o inverno, ouàs 19h34 de 20 de junho, quando tem início o inverno.

Segundo o hidrometeorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig, é normal que as chuvas diminuam gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho, podendo ocorrer pancadas fortes em abril. “A expectativa é que tenhamos chuvas acima da média em toda a faixa Leste do estado, desde o Sul de Minas até o Vale do Jequitinhonha”, ressalta.

A previsão é de que no Noroeste e no Oeste as chuvas fiquem ligeiramente abaixo da média. Nas demais regiões são esperadas chuvas dentro da média, mas Arthur Chaves não exclui a possibilidade de que, em alguns dias, fiquem acima ou abaixo dos valores esperados. “Em abril, teremos o mês mais chuvoso, mas é em junho que as chuvas ficarão acima da média, lembrando que a média desse mês é baixa”, explica Arthur.

Com a diminuição da influência do El Niño, temperaturas ficarão acima da média no Noroeste e Oeste de Minas Gerais e abaixo no Leste, Sul e Zona da Mata, principalmente em abril e maio. Nas demais regiões, as temperaturas ficarão mais próximas da média.

Outono em Minas

A estação marca a transição entre o verão e o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam pancadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperatura semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem.

Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Ocorrem também mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado.

Outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura na superfície é menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. Esse fenômeno ocorre com maior frequência no final de maio e em junho.

Fonte: Agência Minas Gerais

Via: www.cccmg.com.br

- See more at: https://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=60819#sthash.EmFSOeCL.dpuf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário