Este é o lavrado, uma imensidão de terras em Roraima, à espera da soja

Publicado em 01/09/2016 10:00 e atualizado em 01/09/2016 17:42
18246 exibições
4 milhões de hectares de cerrado que estão sendo legalizados para a expansão da soja

Com grandes áreas para expansão, Roraima se torna uma boa oportunidade para produtores que querem avançar no agronegócio. Em anos passados o estado sofria com problemas de regularização de terra, mas, recentemente o governo liberou a legalização de mais de 4 milhões de hectares de cerrado.

Para a governadora do estado de Roraima, Suely Campos, a regularização poderá aumentar em até 50% a área destinada para a soja no estado, contou em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Localizado em uma posição estratégica, de fácil acesso ao escoamento da produção, a região também permite redução de custos. Conforme ressalta o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, até 2020 o mundo precisará aumentar sua produção em 3 bilhões de toneladas de alimentos, e Roraima tem se mostrado uma boa oportunidade para quem deseja investir.

"Estou vendo aqui o que foi o Estados Unidos anos atrás, mas o diferencial é que estamos no século XXI onde as tecnologias tornam mais fácil a exploração", destaca Brandalizze.

E apesar da produção ainda tímida [em relação as demais regiões do país] o analista diz acreditar que nos próximos 5 anos o estado possa saltar para uma área de soja de 500 mil hectares.

Tags:
Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

8 comentários

  • RUBENS boa vista - RR

    E onde esta sendo produzido o segundo melhor algodão do mundo? adivinha???!
    RORAIMA!!!!. e pra quem diz que o produto não tem saida, só temos três Porto, o de Manaus, o de Georgetown Guiana e Venezuela..., então pra quem taí no sul, e pensa que o mundo só é o sul do Brasil, digo que está muito enganado! são pessoas que não tem visão de Futuro. AHHH.... TEM OUTRA COISA, OURO E DIAMANTE, UMAS DAS MAIORES RESERVAS MINERAIS DO BRASIL, E O NIÓBIO, A MAIOR RESERVA DO MUNDO......então esse é meu recado para os críticos

    13
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Me diga quem são os vizinhos e te direi quem es!

      6
    • MARCELO ORTOLANPALOTINA - PR

      Não é "vizinhos" e sim "amigos"...

      1
  • paulo e. Santo Ângelo - RS

    Gostaria de respostas às seguintes perguntas: Regularização fundiária em Roraima ? Compra-se do Estado ou de terceiros ? Valor do hectare ?

    3
    • MARCO ANTONIO STAHLSCHMIDTARAQUARI - SC

      respondendo a sua pergunta: regularizaçao nao tem. compra-se posse de indios e terceiros. o valor por hectare varia muito terras brutas, distancia da capital boa vista, etc,... mais começa com R$ 2 mil reais e vai ate´R$ 8 mil reais por hectare. mas para ser ter mais ideia do lugar, a 20 anos atras ( 1996), foi fundada em roraima a cooperativa de produtores do norte ( coopernorte), esta cooperativa faliu por nao ter produçao regular entre uma safra e outra, o clima la´, e´muito incerto, nao se tem uma definiçao de quando chove, e de quando começar a plantar( nao se tem um calendario especifico), e´tudo no improviso. calcario para correçao de solo, nao se tem por perto, oleo diesel, ( e´melhor e mais barato comprar na venezuela), a uma distancia de 600km, para quem tem pivo de irrigaçao, nao tem problema de chuva, mas o custo da energia eletrica ( quando se tem poste para ligaçao por perto), e´altissimo,...e assim por diante....

      1
    • CARLOS WILLIAM NASCIMENTOCAMPO MOURÃO - PR

      Também já estive por lá. Visitei a cooperativa falida. O calcáreo vem do Pará. Uma semana de balsa e mais 900 km de carreta de Manaus. Documentos como conhecemos , escritura, matrícula, registrado em cartório, não tinha. Tem posse . O solo é muito argiloso. Muito mesmo. Acredito que tem que subsolar regularmente. Visitei um escritório do Ibama, pra perguntar se poderia plantar soja por lá. O funcionário me disse que aquelas terras planas e quase sem árvores, com uma grama rasteira, é um tipo de bioma único no Brasil, e que aquele órgão não aprovaria exploração agrícola. Talvez hoje seja diferente. estou falando de 8 anos atrás. Roraima seria um excelente local se a Venezuela fosse um país estável. Lá tem calcáreo, os insumos poderiam vir por lá, e o mais importante, seria um grande comprador dos produtos produzidos. Vale a pena gastar a passagem para conhecer. Só digo pra tomar cuidado com os documentos da terra. Sugiro visitar o instituto de tarras de lá, e mostrar os documentos da área. Eles podem dizer se é bom ou não. Tenha um bom advogado para checar estes documentos, que seja de sua total confiança. Tenho certeza que é de interesse do governo do estado que agricultores plantem as terras. O desenvolvimento é garantido.

      0
    • PAULO E.SANTO ÂNGELO - RS

      Obrigado pelas considerações .

      1
    • MARCO ANTONIO STAHLSCHMIDTARAQUARI - SC

      ....entao , para nao te desanimar,....hoje o estado do amapa´e´melhor que roraima, pois esta´bem localizado logisticamente, as terras sao planas e baratas, tudo e´de facil acesso, este ano se produziu soja de qualidade por la´, a floresta amazonica tras umidade, chove bem, e o porto de itaqui ( onde se embarca soja), no estado do maranhao esta´muito proximo, la´se tem preço vantajoso , na soja, milho,etc,...

      3
    • FABIANO DALL ASTACANARANA - MT

      BOA TARDE , MARCO. O senhor tem propriedade no AP / Caso tiver., comente sobre a safra de lá. Como foram as produtividades e como esta á respeito da soja louca que existe lá . ABRAÇOS.

      0
    • MARCO ANTONIO STAHLSCHMIDTARAQUARI - SC

      bom dia,...nao tenho propiedade , a safra foi boa, 55 a 60 sacas/h. a soja louca apareceu, pois ninguem dela tem tecnologia apropriada para aplicar. tudo esta´engatinhando. mas e´lugar de muito futuro. o calcario esta´proximo ( no para´), diesel e abudo chega pelo porto de santana ( no proprio amapa´), e este mes foi carregado o primeiro navio de soja neste mesmo porto , nao precisando embarcar soja no maranhao. tem fazendas ( terras) a venda a preço de mil reais o hectare, dependendo da distancia, ate´menos. o solo do amapa´, e´mais rico em nutrientes, pois o amapa´viveu muitos anos da extraçao de minerios naturais da terra.....

      0
  • GEORGE TREMEA Nonoai - RS

    Estive em Roraima, e fiquei com muito interesse nessas áreas, com certeza vai crescer muito rápido!

    1
    • RODRIGO POLO PIRESBALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC

      http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-brasil-real-e-o-da-narrativa,10000074056

      0
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

    Acredito q deva ter varias oportunidades em Roraima e vontade de expandir todo mundo tem.O problema é coragem pra encara uma mudança tao grande,principalmente quando tem familia,mulher,filhos.Pra começo de conversa é uma região q c chega somente de barco ou avião e aqui no sul nao estamos acostumado com essa bagunça de documentos(títulos,posse,etc..).Acredito q seja bem mais fácil pro pessoal do centro-oeste uma mudança para uma região dessas.

    10
    • FABIANO DALL ASTACANARANA - MT

      Com certeza os produtores que estao indo pra Roraima estao acreditando na regularizaçao fundiaria. E os produtores que chegam em RR sao aqueles com perfil diferente.

      1
    • ADEGILDO MOREIRA LIMAPRESIDENTE MEDICI - SC

      Quem for para Roraima vai ter que passar em Rondonia, estado em que a soja esta em franca expansao, já possui um porto preparado para exportar, sistema de armazenagem em construção, presença das multinacionais Cargill,Amaggi , alem da acentuada presença de sulistas e oriundos do sudeste brasileiro, ja afeitos a produção agropecuaria.

      2
    • OVID DUNCANFORTALEZA - CE

      Soja Roraima No GMO abre UE,lay out projeto venda porta porta 30dd determinou sucesso CARGIL e BUNGE ctc Gil 34 658 663 594 [email protected]

      1
  • Luiz de Santana Junior Aracaju - SE

    Parabéns à Governadora Suely Campos, vê-se que a Sua Excelência tem atitude, vontade de trabalhar, entendimento e sabedoria. Vivemos um momento não muito bom economicamente, mas vontade de acertar ( e vai acertar) é um ótimo começo.

    1
  • Eraldo Jose Dutra Gil Santo Antônio da Patrulha - RS

    Última fronteira agrícola...

    1
  • Jacir Calminatti Dois Vizinhos - PR

    Como serão negociados esses espaços (lavouras) em Roraima ? Serão vendidos pelo estado ou já está em mãos de terceiros?
    Qual seria o valor do hectare hoje ?

    Abraços

    3
  • marco antonio stahlschmidt Araquari - SC

    ....muito bonita esta paisagem do lavrado de roraima...., mas nao e´tao facil. assim. roraima tem uma incerteza climatica enorme, este ano as chuvas foram normais, mas tem ano que nao chove quase nada, como ocorreu no matopiba este ano. os cerrados de roraima sao muito pobres, tanto e´que nao tem nem arvores pequenas, sao so´o capim que aparece na filmagem, outra dificuldade e´o deserto humano que e´o estado de roraima, como por exemplo: achar uma borracharia para consertar um pneu, demora 2 dias, peças e serviços mecanicos, entao....

    12
    • GUILHERME FREDERICO LAMBASSIS - SP

      e um estado cheio índios e Ong's, quem garante que amanhã não estarão invadindo áreas produtivas em busca de dinheiro fácil.

      3
    • LUIS ANTONIO CORSI LEITEESPIRITO SANTO DO PINHAL - SP

      Duas perguntas 1- não foi ai em Roraima que teve problemas com os arrozeiros e os indios..2- quanto esta valendo o he hoje nestas areas?

      0
    • LUIS ANTONIO CORSI LEITEESPIRITO SANTO DO PINHAL - SP

      Marco Antonio nsda diferente do MT,em meados dos anos 70 para se comer uma pizza em Sorriso tinha de andar 400kms até Cuiaba..

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      hoje existem paineis solares e com eles vai a internet e a televisao em qualquer ponto do planeta, entao sera' sofrido mas menos que nos anos 70---A ocupaçao so' sera' viavel em grupos com residencias proximas.

      1
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Os cerrados do MS e MT, a maioria da sua área era de capim barba de bode e lixeiras. Veja no que se transformou hoje! Tudo se torna mais simples quando você colhe frutos gratificantes do seu trabalho. Bons os tempos onde você é protagonista de conquistas, triste os tempos de perdas. Perdas de amigos que se foram, de perdas da visão, da audição & outros "ãos". Vão lá rapaziada são seus esses tempos...VÃO EM FRENTE... QUE ATRÁS VEM GENTE !!!

      1
    • FABIANO DALL ASTACANARANA - MT

      Parabens Paulo Roberto Bensi. Visitei hoje um produtor que planta 20000 ha de soja no MT. Adquiriu 31000 ha aqui em RR. Me impressiona a vontade e o empreendedorismo de certas pessoas , independente de condiçao financeira , idade e etc. Pra essas pessoas oquê vale nao é apenas o resultado financeiro , mas a realizaçao de algo novo , de um sonho. E isso é oquê nos move.

      0
    • DALCROUZE LUIZ CANEZINLONDRINA - PR

      Lembro que ainda existem muitas terras disponíveis e a preços competitivos em uma das fronteiras agrícolas no Pais onde estruturas existem e estão em franco desenvolvimento, refiro-me especificamente ao leste do estado do Tocantins, vale a pena conferir.

      0