Condições climáticas são favoráveis ao desenvolvimento do café no pós florada. Sul de Minas tem potencial produtivo acima de 90%

Publicado em 28/10/2016 15:18
Na Zona da Mata mineira a falta de chuva logo após a florada já trouxe alguma perda para a produção. Mas potencial produtivo se mantém acima de 80%

Assim como para soja, milho e outras culturas anuais, a ferramenta Crop View também pode ser utilizada no auxilio de sistemas de produções perenes.

Interpretando a penalização climática nas culturas, o sistema permite avaliar como as plantas reagiram e/ou irão desenvolver em determinadas condições de clima.

A simulação realizada para o café na região de Alfenas, no Sul de Minas, [considerando a florada principal em 10 de outubro] apontou que os registros de chuvas e temperatura, bem como as previsões de clima, indicam condições favoráveis - até abril - para o desenvolvimento dos cafezais.

Conforme explica o engenheiro agrônomo da Rural Tecnologia, Marcelo Louro, "o cafeeiro tem, basicamente, quatro ciclos fenológicos, sendo eles: indução floral, que dura de abril a setembro; florada, de setembro a dezembro; granação entre janeiro e março; e por fim, a maturação e colheita que ocorre nos meses de abril a junho. Assim, o sistema irá determinar - a partir de cálculos matemáticos - as consequências do clima sob cada uma dessas fases".

No caso de Alfenas que vive neste momento o período de pós-florada, o sistema indica que "regime hídrico já mostra um excedente que é positivo para as outras etapas de desenvolvimento da produção", afirma Louro.

O engenheiro agrônomo ressalta, porém, que o grande estresse hídrico da última temporada, além da própria bienalidade da produção, poderá acarretar reduções na produtividade. A simulação considera rendimento médio de 25 sacas por hectare no município.

O sistema também permite que os cafeicultores, através de previsões climáticas alimentadas pelo banco de dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), planejem-se para atividades de manejo do campo.

Já em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, [considerando as mesmas condições de florada e produtividade] o programa apontou que logo no primeiro decêndio pós-florada "o déficit hídrico de 25% fez a produtividade caiu para 20 sacas por hectare, estimada inicialmente em 25 scs/ha", destaca Louro.

Posteriormente, as previsões climáticas estimam que as condições de clima serão favoráveis as demais fases de desenvolvimento do cafeeiro.

O sistema monitora 100% das regiões produtores de café brasileiro e, conta com alerta para eventos climáticos que podem penalizar a produção, como a geada. Para saber mais acesse https://cropview.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário