Lavouras de soja em Santa Maria-RS perdem produtividade com período de estiagem que começa a partir dessa semana

Publicado em 04/11/2016 11:48
Confira a entrevista de Paulo Murray - Engenheiro Agrônomo
Em Tangará da Serra-MT, a irregularidade das chuvas deve ser substituída por um período seco que pode penalizar produção

A ferramenta Crop View, que avalia a condição das safras pelo Brasil, trouxe nesta sexta-feira (4) as informações dos dados de plantio para os municípios de Santa Maria (RS) e Tangará da Serra (SC).

De acordo com Paulo Murray, da Rural Tecnologia, as lavouras de soja de Santa Maria podem perder produtividade com um período de estiagem que vem logo após excessos de chuvas que chegaram a níveis de mais de 200mm de água excedentes no solo.

Foram analisadas três datas de plantio, para as quais chegou-se a um índice de produtividade diferente. Com datas analisadas entre os meses de setembro, outubro e novembro, a produtividade pode ser de 75% até 58% no resultado final - este último para quem realizar o plantio a partir de 1 de novembro.

Este cenário é proporcionado pela finalização das chuvas e por solos que, mesmo após os excessos de chuva, não garantem a umidade suficiente para que o plantio tenha um bom desenvolvimento ao longo da safra.

Já em Tangará da Serra, com chuvas irregulares, muitos produtores não conseguiram encaminhar as suas safras e também devem sofrer com o déficit hídrico no período de floração e enchimento de grãos. Apesar de o plantio estar autorizado desde 15 de setembro, muitos se mostraram reticentes a realizá-lo.

Na simulação feita pelo Crop View, quem plantou a partir do dia 15 de setembro tem uma tendência de atingir 77% do potencial produtivo ao final da safra. No entanto, em novembro, a situação tem um leve aumento - embora o plantio comece a ser penalizado mais cedo, há uma melhora no resultado final, que é de 78%.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646 ou do e-mail [email protected].

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário