Potencial produtivo da soja no PR será afetado pela redução das chuvas em pleno período de floração e frutificação, diz Cropview

Publicado em 11/11/2016 13:11
Confira a entrevista de Marcelo Louro - Eng Agrônomo Sócio Rural Tecnologia
No Piauí, melhor momento de plantio está acontecendo agora. Quem deixar para plantar a partir de dezembro tem grande risco de perdas pelo excesso de chuvas
A ferramenta Crop View, que analisa as informações ligadas ao solo, ao clima, à variedade e à localidade das lavouras, traz nesta sexta-feira (11) algumas perspectivas para as cidades paranaenses de Toledo e Maringá e também para a cidade de Bom Jesus (PR).

Esta análise vem em um momento climático no qual deve-se ter a incidência do La Niña que, ao contrário dos anos anteriores, retira as chuvas do sul do Brasil e leva grandes volumes para o Centro-Norte do país.

Em Toledo, que é uma importante região produtora do país, a simulação de plantio a partir do dia 15 de setembro, após a liberação do vazio sanitário, possui 100% de produtividade no início da safra, mas devido à interferência do corte das chuvas, pode chegar a uma produtividade de 78% na colheita. A previsão é inferior à média dos últimos 10 anos, o que deve gerar uma penalização dentro da normalidade.

Já em Maringá, na região norte do Paraná, o plantio está atrasado por falta de chuvas, com produtor evitando arriscar neste momento. Com previsão de data de plantio para 01 de outubro, a situação é favorável para o desenvolvimento, penalizando menos do que no oeste por conta de chuvas mais regulares. 

Quem deixou para plantar mais cedo, em 15 de setembro, a penalização deve ser maior. Já para 01 de novembro, há mais chances de um melhor rendimento, por conta de um maior volume de chuvas.

Na cidade de Bom Jesus (PI), o regime de previsão de chuvas é bastante favorável. Com o plantio em 10 de outubro, o desenvolvimento vegetativo, no entanto, sofre uma penalização por conta da falta d'água, já que o plantio foi feito em um momento no qual o solo ainda não se encontra recuperado, gerando assim um quadro de 66% de produtividade ao final da colheita. Já para quem plantou em 10 de novembro, a produtividade aumenta. As chuvas encontram a lavoura no florescimento, com pequena penalização no desenvolvimento vegetativo. Para 10 de dezembro, a penalização pelo excesso de chuvas é pequena, devendo gerar uma produtividade de 62 sacas por hectare ao final da safra.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646 ou do e-mail [email protected].

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário