Debate sobre revitalização de solos, Coopavel 2017, estande da Fertiláqua

Publicado em 08/02/2017 14:22
Com mediação de João Batista Olivi, o debate contou com: Telmo Amado - Professor Universidade Fed. Santa Maria - RS Dirceu Gassen, Engenheiro Agrônomo Paulo Dejalma Zimmer - Prof. UFPEL Pelotas RS

O estande da Fertiláqua na Show Rural Coopavel 2017, em Cascavel (PR), recebeu nessa manhã um debate mediado pelo jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, com a presença do professor Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do engeheiro agrônomo Dirceu Gassen e do professor Paulo Dejalma Zimmer, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No debate, Amado iniciou uma discussão a partir da safra recorde esperada para o Brasil neste ano, o que anima a economia brasileira. Para ele, é momento de pensar em novas alternativas para que tenhamos, pelos próximos 10 anos, safras recordes sucessivas.

Neste ponto, ele destaca a necessidade de refletir sobre os solos de fertilidade construída, lembrando que os agricultores pegaram os solos com fertilidade natural baixa e manejaram esses solos para que pudessemos chegar aos atuais resultados. Importante também foi o plantio direto, que segurou a erosão e foi fundamental nesse processo de construção.

Hoje, com o plantio direto consolidado, há novos desafios a serem enfrentados para que os produtores possam alcançar produtividades em torno de 190 sacas por alqueire (78,5 sacas por hectare). Alguns deles são o aumento da matéria orgânica e a compactação do solo.

Acompanhe o debate completo no vídeo acima.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • domingos de souza medeiros Dourados - MS

    Informacoes e lições fantasticas para as quais devemos estar sempre atentos...

    0