Direto dos EUA : Produção agrícola americana deve ocupar a menor área dos últimos sete anos

Publicado em 24/02/2017 14:56
Confira a entrevista de Giovanni Ferreira - Coordenador de agronegócio - Gazeta do Povo
Na contra-mão, soja ganha espaço e deve ter 5,5% a mais de área na próxima safra. Milho e trigo perdem área

Giovanni Ferreira, coordenador de agronegócio da Gazeta do Povo, conversou com o Notícias Agrícolas e contou algumas novidades que foram expostas no Agricultural Outlook Forum, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em relação à safra americana de grãos para 2017/18.

De acordo com Ferreira, o mercado tem falado muito do aumento da área de soja sobre a área de milho, mas o grande destaque é que as oito principais culturas dos Estados Unidos deverão ter a menor área dos últimos 7 anos, com uma redução em torno de 1,5%, chegando a 101 milhões de hectares,

Este fator se deve aos preços e à rentabilidade dos produtores, o que desestimula a atividade agrícola no país. Desde 2013, os produtores perderam 30% de renda direta por conta da remuneração dos produtos agrícolas.

Os Estados Unidos, por sua vez, também não possuem uma grande margem de área. As áreas agrícolas estão, em grande parte, ocupadas. Logo, os ganhos deveriam vir em produtividade. No ano passado, com a área estável, os produtores conseguiram obter uma superssafra apenas com clima e com a tecnologia aplicada, que conseguiu expressar todo o seu potencial produtivo.

Para 2017/18, a área de soja deverá ter um aumento de 5,5% em relação ao ano passado, totalizando 35,6 milhões de hectares. A produção, por sua vez, deve cair para 113,7 milhões de toneladas, já que a média de produtividade passa de 52,1 bushels por acre para 48 bushels por acre. No milho, a produtividade cai para 170,7 bushels por acre.

O aumento da área de soja se deve ao fato de a oleaginosa ser uma commodity mais rentável em relação ao milho - o preço, estimado em uma média de US$9,60/bushel para a próxima safra, representa 2,6 vezes a cotação estimada para o milho.

O Outlook também trouxe destaque para a Índia, que muda hábitos de consumo e aumenta seu poder aquisitivo, devendo se tornar o grande player agrícola da próxima década e também para uma redução de exportação de milho por parte dos Estados Unidos, o que deve favorecer diretamente o Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Alecx Bonato Curitiba - PR

    Excelente a entrevista ("Direto dos EUA : Produção agrícola americana deve ocupar a menor área dos últimos sete anos"..). Parabéns Giovani Ferreira e Alex Horta.

    0