Além de germinação e pureza, produtor deve exigir teste de vigor ao comprar suas sementes

Publicado em 08/03/2017 12:41
Além de germinação e pureza, produtor deve exigir teste de vigor ao comprar suas sementes

Diretamente do estande da Fertiláqua na Expodireto Cotrijal, que está sendo realizada na cidade de Não-Me-Toque (RS), o Notícias Agrícolas conversou com o engenheiro agrônomo e doutor em Sementes Alexandre Gazolla, que destacou a importância da utilização de uma semente de boa qualidade para garantir melhor resultado ao produtor.

Gazolla destaca que há trabalhos desde 1983 que focam a questão do vigor como ferramenta para uma maior produtividade na lavoura. Esses estudos permitiram identificar que uma semente de alto vigor fornece de 20% a 25% a mais de produtividade para a planta.

Para ter essa maior atenção, os produtores cobrar de seus fonecedores. Atualmente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não elenca o vigor como um fator obrigatório para a certificação de sementes. No entanto, os produtores possuem o direito de solicitar. "Nos últimos dez anos, os agricultores já aprenderam a importância do vigor. Mas é preciso cobrar e exigir maior organização dos sementeiros", diz Gazola.

Os produtores podem retirar uma amostra com os fornecedores, levar a um laboratório habilitado e, dentre 10 a 12 dias, obter um resultado, com a possibilidade de monitorar a emergência da semente e ter uma ideia da porcentagem de vigor.

O custo adicional, entretanto, além de trazer benefícios para a produtividade, "não chega nem perto do custo da semente ou do custo de uma análise', destaca o engenheiro agrônomo. Cobrando do fornecedor, o produtor também poderá organizar melhor o seu estande de plantas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário