Produtores norte-americanos estão preocupados com formação de El Niño na nova safra

Publicado em 10/03/2017 11:57
Confira a entrevista de Endrigo Dalcin - Presidente Aprosoja/MT
Projeções estimam que os impactos do fenômeno devem começar a ser sentidos a partir de junho. USDA já reduz projeção de produtividade da soja.

O presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin, esteve recentemente nos Estados Unidos e pode verificar que os produtores americanos estão preocupados com as mudanças climáticas que podem afetar a safra 2017/18 no país.

Em uma conferência das associações de produtores americanas, um painel expôs as perspectivas da ocorrência de um El Niño no país, que se estabeleceria a partir dos meses de junho e julho. Os estados de Illinois, Ohio, Dakota do Sul e Dakota do Norte já enfrentam seca em suas áreas, o que seria um indício de que o fenômeno poderia se manifestar em breve.

Nas projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a safra prevista para este ano já é menor do que no ano passado. A média de produtividade deve ficar por volta dos 42 bushels por acre. Com isso, a área que irá aumentar 5,5% irá produzir apenas cerca de 110 milhões de toneladas, já que a questão climática se mostrará frequente. Os índices de umidade no solo dos americanos estão baixos e, em breve, toda essa questão deve começar a influenciar também nos preços.

Para Dalcin, essa é uma oportunidade para os produtores brasileiros travarem preços. Com o dólar desvalorizado no Brasil, os preços atuais se encontram em níveis muito baixos para os produtores. No entanto, um olhar atento para o mercado, tendo em vista as perspectivas americanas, poderá trazer melhores oportunidades daqui para a frente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Pedro Henrique Almeida de Faria Pouso Alegre - MG

    Tomara que o Brasil volte a crescer!!!

    0